Como é um curso EAD de refrigeração comercial?

O curso de refrigeração comercial EAD (Ensino a Distância) é uma alternativa para quem deseja se formar nessa área e busca total praticidade, sem perder tempo se deslocando até uma escola.

Homem fazendo curso a distância

Quer investir nessa opção, mas não sabe como é um curso de refrigeração comercial EAD? Então, confira este guia completo que preparamos sobre a formação!

Como funciona o curso de refrigeração comercial EAD?

O conteúdo do curso de formação varia entre as instituições de ensino, mas normalmente segue uma ementa que possui disciplinas como:

• Balanceamento frigorífico;
  • Bases da refrigeração;
  • Brasagem;
  • Câmaras frigoríficas.
  • Ciclo da refrigeração;
  • Controladores;
  • Diagramas elétricos;
  • Expositores refrigerados;
  • Manutenção preventiva;
  • Selecionamento de compressores.

As aulas no sistema EAD são online, realizadas em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ou em plataformas específicas como o Google Meet.

A carga horária do curso de refrigeração comercial EAD normalmente é reduzida, porque não se trata de uma formação de grau técnico. Pode funcionar como complemento do profissional que já atua na área ou uma capacitação de curta duração.

Trata-se de um curso pago, mas o valor é acessível e compensa o investimento, principalmente por agregar valor ao currículo e possibilitar conquistar uma nova oportunidade de emprego.

Em quais empresas atuar?

O curso de refrigeração comercial EAD possibilita que o profissional atue em empresas varejistas, na climatização de lojas, armazenamento e estocagem de alimentos, evitando desperdícios e prejuízos.

Também é uma alternativa em empresas que preparam e vendem alimentos congelados. Pode trabalhar, ainda, em padarias e restaurantes, garantindo o adequado funcionamento do sistema de refrigeração.

Como é o mercado de trabalho de refrigeração comercial?

O mercado de trabalho possui boa oferta de vagas, ainda que em momentos de crise econômica, porque o setor comercial é um dos poucos que possuem maior estabilidade.

O curso profissionalizante possibilita realizar as tarefas de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração, garantindo oportunidades ao profissional principalmente nessas duas atividades.

Qual o salário do profissional de refrigeração comercial?

O salário de um profissional de refrigeração comercial depende de qual região do país atua, tempo de experiência e demais formações. Quanto mais completo for o perfil, maiores são os ganhos mensais.

De modo geral, o profissional do segmento recebe a partir de R$ 1.800,00. Pode haver uma variação no valor, dependendo do porte da empresa. Lembre-se que muitas também oferecem benefícios, como vale refeição e assistência médica.

Como se especializar ainda mais em refrigeração?

Quer realizar o curso de refrigeração comercial a distância e pretende se especializar ainda mais no futuro? Uma forma de elevar seus conhecimentos e sua capacitação é realizar um curso técnico na área.

O curso técnico em refrigeração e climatização é um bom investimento porque amplia as possibilidades de atuação do profissional, com possibilidade de realizar atividades de planejamento, instalação e manutenção de sistemas nas áreas industrial, residencial, além da comercial.

Um dos diferenciais do curso técnico em relação ao profissionalizante de refrigeração comercial é que o primeiro possibilita realizar o PMOC em sua totalidade, inclusive assinar o documento, aumentando as possibilidades de atuação.