Como funciona um curso técnico à distância?

Muitas pessoas preferem o ensino à distância ao invés do presencial. Sabemos que é essencial aprimorar os conhecimentos e buscar fazer novos cursos para não ficarmos parado no tempo, isso se realmente quisermos acompanhar o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente. Com a correria do dia a dia, ter que trabalhar cuidar da casa e da família, muitos estudantes optam por estudar EAD, já que podem fazer o seu próprio horário, economizam no tempo de deslocamento até a escola e ainda podem pagar um valor mais acessível. Eles enxergam como uma forma de conseguir realizar todas as tarefas com mais praticidade e flexibilidade.

Homem estudando no computador

Por que fazer um curso técnico EAD?

Depois da pandemia da Covid-19, as pessoas foram obrigadas a escolher entre fazer um curso à distância ou simplesmente adiar os estudos para outra oportunidade. Inclusive quem fazia cursos presenciais, também tiveram que se readaptar para o modelo remoto. Devido a todas essas vantagens, o ensino a distância é valorizado cada dia mais. Além disso, as chances de entrar no mercado de trabalho são muito maiores para um candidato com curso técnico.

h2 class=”wp-block-heading”>O que é um curso técnico EAD?

O curso técnico EAD é um tipo de formação profissional autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), onde pessoas que estejam no ensino médio ou já formado fazem para agregar mais qualificações ao currículo, muitas até preferem fazer o curso técnico a uma graduação superior. Um curso técnico a distância geralmente tem uma duração mais ou menos de 1 ano e meio a dois anos, no máximo.

Esses cursos focam principalmente na prática da área escolhida, ainda sim são aplicadas as teorias, o que é muito importante e ambas se completa. No final do curso EAD, você garante seu certificado como em qualquer outro curso feito presencial.

Onde fazer um curso técnico à distância?

Por ser EAD, você não precisa se prender a uma escola de cursos técnicos que fique próximo a você, mas você deve se atentar a alguns quesitos na hora de escolher onde vai estudar, como:

•  É importante que a escola seja reconhecida pelo MEC e SEED;
  • Veja a grade curricular do seu curso técnico;
  • Fique atento (a) a mensalidade;
  • Se será emitido um diploma após a conclusão;
  • Se a escola tem uma plataforma onde você realizará as atividades, provas e ter as aulas;
  • Como será feito as provas;
  • Se o aluno tem direito de ter contato direto com professores e outros alunos do curso.
  • E se será dado todo o suporte, mesmo você não residindo na mesma cidade da instituição

Como é um curso técnico à distância?

Com o auxílio de um computador e internet, o aluno terá acesso a uma plataforma disponibilizada pela escola de cursos técnicos. A partir daí os estudantes poderão assistir às aulas em formatos de vídeos, terão acesso às atividades, provas e demais matérias disponibilizadas pelos professores.

Se o ensino a distância for ao modelo assíncrono, então os professores deixam os conteúdos gravados e dessa forma os alunos poderão acessar as aulas o horário que for melhor para cada um, sendo uma modalidade mais flexível. Aqui o mesmo acontece com as provas, trabalhos e atividades, os professores demandam algo e os alunos tem um prazo para fazer e entregar tudo, mas bem diferente do modelo que vamos falar a seguir.

Agora se o ensino for síncrono, então alunos e professores deverão estar ao mesmo tempo na aula interagindo um com os outros. Isso foi feito muito por escolas que oferecem cursos presenciais e durante a pandemia tiveram que se adaptarem as aulas remotas. Aqui os professores também estipulam um prazo para a entrega das atividades e trabalhos, mas é um tempo mais curto se comparado ao modelo assíncrono.

Mas em todos os modelos são disponibilizados ícones de bate-papo, fóruns de discussões para esclarecer dúvidas e enviar sugestões, uma parte onde os professores colocam os conteúdos, textos, artigos e outra para colocar notas e observações.

Vantagens de um curso técnico EAD

Além das já citadas acima, vamos listar algumas outras vantagens de se fazer um curso técnico à distância.

Facilidade para entrar em um dos cursos:

Se você tem interesse em entrar de entrar em uma escola de cursos técnicos, não precisa esquentar a cabeça com provas difíceis como Enem ou vestibular, onde existe precisa fazer toda uma preparação de estudos antes se quiser se sair bem. A porta de entrada para fazer um curso técnico EAD é bem mais fácil do que você pensa.

Custo mais baixo em cursos à distância:

Os cursos técnicos EAD costumam oferecer preços mais acessíveis nas mensalidades, principalmente se fomos comparar aos cursos de graduação e tecnólogos em níveis superiores. Em alguns casos você tem a chance de conseguir descontos maiores, assim vai conseguir estudar, garantir uma vaga no mercado de trabalho e sem gastando pouco.

Tempo de conclusão do curso:

Os cursos técnicos EAD têm duração média de 18 a 24 meses apenas, o que na maioria dos outros cursos você levará de 4 a 5 anos para concluir sua formação. Assim você vai ter a oportunidade de ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

Alta demanda no mercado de trabalho:

O mercado de trabalho está sedento por pessoas que tenham formações técnicas em várias áreas. Falta mão de obra qualificada em diversos setores. Por isso essa é um dos principais benefícios para quem investe em curso técnico. Se gostou dessas dicas, não perca mais tempo e entre em contato conosco, tenho certeza que nós, da Escola Técnica Profissional, temos o curso ideal para a realização do seu sonho profissional.