Dicas de estudo imperdíveis para cursos profissionalizantes a distância

Começar um curso profissionalizante novo é sempre bom e animador, não é mesmo? É a certeza de novos aprendizados e a possibilidade de dar aquela guinada na carreira, subir o salário e aumentar o seu network com professores e outros alunos.

Homem estudando no computador

Porém, com o tempo, pode acabar desanimando e até desgastando o seu bem-estar, graças a uma falta de organização ou mesmo falta de concentração.

Quer saber como extrair o melhor dos seus estudos à distância e como manter o foco? Então confira as dicas que separamos para você no post de hoje!

Como estudar para cursos EAD?

Os cursos EAD (ensino a distância) têm aumentado nos últimos anos, principalmente quando levamos em consideração a pandemia do novo coronavírus. Esse é um método bastante flexível e tem os seus benefícios, além de ser possível se formar em diversas modalidades, como cursos profissionalizantes, de graduação etc.

Embora haja flexibilidade nos estudos, o que é ótimo para quem possui outras atividades ao longo do dia, é preciso ter um gerenciamento de tempo para aproveitar ao máximo o ensino a distância. Com essa organização é possível conciliar da melhor forma possível tais atividades com as aulas do seu curso desejado.

Confira a seguir algumas dicas ótimas para ajudar no seu desempenho!

1. Tenha uma rotina de estudos

No início pode parecer não funcionar, uma vez que você precisa se acostumar com o novo modelo de divisão do seu tempo. Afinal, se é preciso conciliar trabalho com estudos, por exemplo, é bom separar um tempo para cada coisa.

Você pode dividir os estudos em horários determinados, seja antes de um expediente ou depois, e respeite esses horários, seguindo-os à risca.

2. Escolha um bom local de estudos e evite distrações

Às vezes, por conta dos afazeres do dia, tudo o que se deseja é chegar em casa ao fim do dia e descansar. Para um estudante de EAD, pode ser o momento mais oportuno para pôr os estudos em dia.

Por isso, escolha um ambiente de casa que tenha pouco barulho, mínima interrupção e ignore as redes sociais! Uma boa opção, quando se está estudando um tema mais complicado e mais difícil de assimilar, é mudar o ambiente.

A mudança pode acontecer dentro de casa mesmo ou, quando possível, estudar numa biblioteca, livraria ou parque público. Essa mudança ajuda a manter a mente arejada e mais propícia a manter o foco.

3. Mantenha os objetivos claros

Não ter um objetivo claro pode fazer com que você se perca no meio do caminho. Sem contar que pode desanimar e faltar motivação para dar continuidade ao curso profissionalizante online.

Por isso, estabeleça um bom objetivo. Ele precisa ser claro e específico, e, mais do que objetivar seu desejo, é bom ter em mente o motivo para realizá-lo. Estabilidade financeira? Possibilidade de ascensão? Tire um momento para pensar nesses pormenores.

Quando ciente de tudo o que quer alcançar, escreva em um papel ou quadro para que possa explicitar os objetivos e as motivações que o levarão a serem realizados. Mais que isso, acredite neles. Visualize-se como um profissional formado, atuando na área desejada.

4. Estabeleça metas e recompensas

Por mais que seja necessário manter a atenção nos estudos, é sempre bom lembrar que você pode e deve se dar momentos de descanso ou lazer quando concluir uma meta.

Fundamentalmente, você precisar ter uma organização estruturada para os estudos, e nela precisam estar metas a curto prazo, como concluir aquela matéria que estava mais difícil de entender.

Ao final de cada meta, seja do dia, da semana ou do mês, dê uma recompensa a si mesmo. Com isso, sua mente passará a associar uma tarefa com algo a ser conquistado e pode ser uma boa motivação.

As recompensas podem ser as mais diversas, desde um momento a mais de descanso, uma saída com os amigos, comer algo diferente etc. Aqui é o momento de ser criativo!

5. Cerque-se de pessoas positivas

Pode parecer simples, mas ter o apoio de pessoas importantes para sua vida é essencial para dar aquele gás e alcançar qualquer objetivo ou projeto, sem contar o respeito em relação ao momento dos estudos.

Ter pessoas que tenham um objetivo parecido também é uma boa forma de se sentir motivado, uma vez que ambos podem compartilhar momentos de estudos, trocas de informação etc.

6. Faça parte de grupos de estudos

Aqui, nos aliamos ao item anterior. Uma boa alternativa para manter não só a sua motivação, como de colegas e conhecidos, é criar um coleguismo com eles, compartilhando dúvidas, informações e tudo mais que auxilie no seu avanço.

Uma boa dica é criar debates sobre um tema específico de uma matéria. É como estar em sala de aula, mas de forma completamente online!

Sobre a ETP

Com mais de 22 anos de história, a Escola Técnica Profissional é uma empresa do Grupo ETP e oferta cursos técnicos e profissionalizantes, como o Curso de Mecânico de Refrigeração e Ar-Condicionado.

Ideal para quem busca se tornar um profissional apto a instalar e realizar manutenção em sistemas de refrigeração e ar-condicionado ou para quem já é um profissional que atua na área.

Estando há tanto tempo no mercado, a ETP desenvolveu metodologias, técnicas, materiais didáticos e equipamentos de estudos exclusivos para o seu melhor aprendizado!

A Escola Técnica Profissional também realiza projetos na área de refrigeração e climatização, serviços de consultoria no campo da engenharia térmica e prestações de consultoria na área de manutenção.

A ETP tem uma gama de cursos voltados a refrigeração e climatização que você pode se interessar. Confira no nosso site!