FAQ

Sim, os cursos técnicos oferecidos pela ETP concedem certificados aos estudantes que completam com sucesso os requisitos do programa. Esses certificados são reconhecidos e podem ser uma excelente maneira de comprovar suas habilidades e conhecimentos técnicos.

Além de adquirir conhecimento prático e teórico, você também terá a oportunidade de obter um certificado que valoriza suas conquistas educacionais.

A dedicação requerida por parte dos alunos é equiparável à experiência presencial. O programa prevê aulas distribuídas de segunda a sexta-feira, no horário das 19h às 21h (Técnicos e Tecnólogos). Embora não exista a necessidade de estar fisicamente presente em uma localização específica, é altamente recomendável que os estudantes se envolvam de forma constante e dedicada no curso, a fim de extrair o máximo benefício e aprendizado.

No ambiente online, você se comunica com os professores principalmente pela internet. Isso envolve enviar mensagens por e-mail e participar de salas de chat ao vivo. Na ETP, contamos também com professores tutores disponíveis durante o horário comercial. Significa que você pode esclarecer suas dúvidas entrando em contato com eles por meio de ligação telefônica, WhatsApp ou e-mail. Essa abordagem oferece uma assistência mais individualizada e próxima, que pode ser muito útil sempre que você precisar.

Atualmente, a ETP não oferece cursos estritamente presenciais. Entretanto, oferecemos opções semipresenciais, como o curso de mecânico de refrigeração e ar-condicionado, assim como o técnico em refrigeração e climatização. Nesses cursos, a parte teórica é ministrada de forma online, mas é importante ressaltar que toda a parte prática (obrigatória) ocorre. Essa abordagem híbrida foi projetada para oferecer uma experiência de aprendizado flexível, mantendo um equilíbrio entre a teoria e as atividades práticas.

Na ETP, oferecemos uma ampla gama de cursos, cada um com uma duração específica para atender às necessidades dos alunos. Entre as opções disponíveis, destacam-se os cursos de curta duração, que normalmente se estendem por algumas semanas ou poucos meses, permitindo uma imersão rápida em tópicos específicos. Exemplos incluem o PMOC, Refrigeração Comercial e Mecânico em Refrigeração e Ar-condicionado.

Além disso, oferecemos cursos de média duração, que costumam ter uma duração aproximada de 1 ano e meio. Isso permite uma exploração mais abrangente do conteúdo, como é o caso do curso Técnico em Refrigeração e Climatização.

Também através da FAPRO oferecemos cursos de longa duração, abrangendo um período de dois a três anos. Esses cursos são destinados a proporcionar um estudo aprofundado e uma formação completa em áreas específicas. Exemplos notáveis são o Tecnólogo em Refrigeração e Climatização (3 anos); a Pós-graduação em Engenharia da Climatização (2 anos) e a Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar (2 anos).

Essa variedade de durações foi projetada para acomodar as diferentes metas e disponibilidades dos alunos, permitindo que cada um, escolha o programa que melhor se alinha aos seus objetivos e cronograma pessoal de forma mais conveniente.

Todos os cursos Livres e Profissionalizantes são abertos, ou seja, não necessitam de pré-requisitos (formações complementares), portanto, basta escolher um dos nossos cursos e começar a estudar.

O curso técnico é regido pela Secretaria de Educação, enquanto o curso superior é regido pelo Ministério da Educação, no entanto, para ambos, o candidato deverá ter o Ensino Médio completo para cursa-los. Após a conclusão, o candidato poderá solicitar registro profissional junto ao CRT (Técnicos) ou ao CREA (Tecnólogos).

Atualmente, é viável realizar todo o processo online. Basta acessar o site oficial do Conselho Regional dos Técnicos Industriais e Agrícolas (CRT) da sua região e seguir as instruções para solicitar o registro. Se houver incertezas, é recomendável buscar orientação diretamente junto à própria autarquia para obter informações precisas e garantir que o procedimento seja realizado de forma correta. Por meio do seguinte site, é possível acessar informações adicionais e identificar o CRT correspondente à sua região de forma eficaz: https://www.cft.org.br/

A partir de 17 de fevereiro de 2020, de acordo com a Lei 13.639/2018, que estabeleceu a criação dos Conselhos Federais dos Técnicos Industriais e Agrícolas (CFT) e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas (CRT), a regulação dos técnicos não é mais conduzida pelo CREA. Agora, é necessário que os técnicos se registrem no CRT correspondente à sua região.