O papel do técnico em ar condicionado na qualidade do ar interno

O que você vai encontrar neste artigo:

O técnico em ar condicionado tem um papel importante na qualidade do ar interno em espaços que possuem sistemas de climatização. O profissional é o responsável por realizar rotinas que manterão o ar salubre, reduzindo o risco de ter problemas respiratórios.

A seguir, você descobre quais são as principais responsabilidades do técnico de ar condicionado e entende o porquê é tão importante contratar esse profissional para garantir a qualidade do ar em ambientes internos residenciais e empresariais.

imagem de um homem de boné azul sorrindo e segurando ar condicionado
Foto: DepositPhotos

Qual a importância do técnico de ar condicionado na qualidade do ar?

O profissional atua diretamente em rotinas que asseguram a qualidade do ar, considerando quesitos como poluentes, temperatura e umidade. O técnico cumpre requisitos que ajudarão não somente a garantir que os equipamentos do sistema funcionem corretamente, mas também que se tenha um ar saudável, que não provoca doenças.

Vale lembrar que o profissional é capacitado e tem conhecimento específico para executar o trabalho, seja de instalação ou de manutenção. Assim, é possível garantir que tudo seja realizado conforme recomendações técnicas, inclusive de órgãos reguladores, tendo ambientes com ar de qualidade.

Desse modo, é possível evitar problemas como a Síndrome do Edifício Doente (SED). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, trata-se de um conjunto de doenças que são provocadas pela má qualidade do ar em ambientes fechados.

A SED pode ser um problema comum em prédios comerciais, onde a circulação de pessoas normalmente é maior. Ela ocorre devido a microrganismos que causam doenças respiratórias, sobrevivem em dutos do ar-condicionado e se disseminam pelo ar refrigerado liberado no ambiente.

Daí a importância de contar com um técnico para realizar quaisquer rotinas inerentes ao sistema de climatização. Assim, é possível assegurar o correto funcionamento dos equipamentos e um ar de qualidade no interior de ambientes.

O que faz o técnico para assegurar a qualidade do ar?

Uma das principais dúvidas sobre a atuação do profissional é o que ele faz para a garantia da qualidade do ar. São várias responsabilidades e, a seguir, apresentamos algumas das principais:

Instalação correta do sistema de ar condicionado

A instalação adequada do sistema de ar condicionado é uma das principais tarefas do técnico. Ao realizá-la corretamente, é possível assegurar que os equipamentos funcionem da maneira prevista.

Assim, garante-se o bom desempenho dos equipamentos, tanto na climatização como na remoção de poluentes e microrganismos do ar. Também dá para assegurar precisão na temperatura e um nível adequado de umidade.

O profissional é treinado e tem conhecimento específico para instalar e configurar os equipamentos para que não ocorra vazamentos de refrigerante.

Portanto, desempenha papel essencial no correto funcionamento e preservação dos equipamentos, assim como na qualidade do ar, minimizando o risco de complicações no futuro.

Uso de filtros adequados

O filtro do ar condicionado é um dos principais elementos para a garantia da qualidade do ar. O técnico tem conhecimento específico para escolher, instalar e substituir esse item, com foco no desempenho do equipamento e num ar salubre.

Este é um detalhe essencial, pois os filtros adequados e de qualidade são capazes de capturar partículas de poluentes, microrganismos nocivos, pólen, entre outros, assegurando a melhor qualidade do ar.