Blog

Imagem de um homem concertando um ar condicionado

5 razões para você se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado

04/04/2022

Está pensando em investir na profissão de mecânico de refrigeração e ar condicionado? Trata-se de uma alternativa perfeita para quem busca uma formação repleta de vantagens. 

Aqui, você conhece quais são as cinco principais razões para você se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado. Continue a leitura e descubra o porquê vale a pena fazer esse investimento!

 

O que faz um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Antes de saber quais são os motivos para fazer um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado, é importante saber o que esse profissional faz. Veja, a seguir, quais são suas principais atividades: 

  • Instalação, montagem e comissionamento de equipamentos de refrigeração e climatização, seja em ambiente residencial ou empresarial;
  • Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de refrigeração e ar condicionado;
  • Análise, diagnóstico e ajuste de performance de equipamentos do sistema de refrigeração e ar condicionado;
  • Leitura e interpretação de desenhos técnicos e projetos de refrigeração e climatização, assim como de normas técnicas, de modo a assegurar seu cumprimento;
  • Contribuição para a garantia de condições de qualidade, segurança e preservação ambiental envolvendo atividades de refrigeração e ar condicionado. 

Estas são somente algumas das principais responsabilidades do profissional. Pode ser que tenha outras, de acordo com sua rotina na empresa em que trabalhe.

 

5 principais motivos para ser mecânico de refrigeração e ar condicionado

Existem cinco principais motivos que justificam fazer o investimento na formação de mecânico de refrigeração e ar condicionado. A seguir, você descobre quais são:

 

1. Formação rápida

Uma das principais vantagens do curso de mecânico de refrigeração é que se trata de uma formação rápida, com duração reduzida em comparação a um curso técnico ou graduação. 

Para se ter uma ideia e fazer uma comparação, um curso universitário pode ter duração de até cinco anos, enquanto um de mecânico de refrigeração normalmente dura poucos meses. 

Ter uma menor duração é um detalhe que faz a diferença, porque indica uma inserção no mercado de trabalho em menor prazo. Portanto, conseguirá atuar na área em poucos meses, sem esperar anos para conquistar um emprego no segmento.

 

2. Profissionalização

Fazer o curso permite sua profissionalização, garantindo uma preparação de alta qualidade. Na prática, isso significa que terá conhecimento teórico e prático para executar rotinas da área, realizando-as com excelência. 

Vale lembrar que empresas normalmente preferem contratar quem já se profissionalizou na área. Portanto, suas chances de conseguir um emprego são maiores ao fazer o curso, compensando o investimento.

 

- Leia também
>>>  Certificados e Diplomas de cursos EAD são reconhecidos pelo mercado?

 

3. Boa empregabilidade

O segmento de refrigeração e ar condicionado costuma ter boa oferta de emprego, principalmente no que se refere à prestação de serviço e segmento comercial. 

O mecânico com formação na área pode atuar em restaurantes, supermercados, bares, padarias, entre outros estabelecimentos que precisam de profissionais de refrigeração

Outra opção é em prestação de serviços para escritórios, centros comerciais, indústrias e imóveis residenciais, tendo bastante alternativa para atuação em diferentes segmentos.

 

4. Baixo investimento

Tornar-se um mecânico de refrigeração e ar condicionado exige um menor investimento, principalmente em relação a um curso de graduação, por exemplo. 

O preço mais acessível permite investir em sua profissionalização e carreira sem apertar seu orçamento mensal. Inclusive, existe a possibilidade de conseguir descontos em situações especiais, ajudando a baixar o valor pago. 

Para saber se há algum desconto especial para seu caso, verifique com a escola se há alguma condição ou programa para obter abatimentos.

 

5. Retorno financeiro em menor prazo

Como o investimento no curso é baixo, a duração é curta e a área oferece uma boa empregabilidade, é possível ter um retorno financeiro desse investimento em menor prazo. 

Por isso, é um tipo de formação que vale a pena, principalmente para quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho e ter mais condições de conseguir um bom emprego.

 

Qual o salário do mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Quer investir na formação nessa área, mas não sabe exatamente qual o salário do mecânico de refrigeração? Na realidade, a remuneração pode variar de acordo com diferentes fatores, como região do país em que o profissional atua, tempo de experiência e empresa. 

No entanto, existe uma média de salário do mecânico em refrigeração e conhecê-la permite ter uma ideia de quanto ganhará inicialmente ao trabalhar na área. 

De maneira geral, o profissional da área ganha de R$ 1.600,00 a R$ 1.800,00 no início da carreira. Esse total sobe conforme o mecânico de refrigeração ganha experiência e faz mais cursos para se especializar. Daí a importância de continuar se atualizando constantemente por meio de cursos. 

Outro ponto a ser considerado é que se for contratado por uma empresa há a possibilidade de ganhar benefícios como vale refeição e vale alimentação, bem como assistência médica e odontológica.

 

Como aumentar seu salário de mecânico de refrigeração?

A dica é fazer cursos frequentemente, o que ampliará seu conhecimento, possibilitará que assuma novas responsabilidades na empresa e cresça profissionalmente, conseguindo uma remuneração melhor. 

Sempre que possível, faça cursos inerentes à área, seja de ampliação ou de atualização de conhecimento. Além disso, tenha uma postura proativa e foque na qualidade de seu trabalho, o que lhe ajudará a ter ganhos mais altos.

 

Como se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

A forma mais segura é fazendo um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado. Este investimento possibilitará se profissionalizar na área e aumentará suas chances de conseguir um emprego com remuneração adequada. 

O curso lhe oferece conhecimento teórico e prático, preparando-o para o mercado de trabalho. Além disso, possibilita fazer networking, o que aumenta suas chances de conseguir oportunidades de trabalho ainda na realização da formação. 

A ETP disponibiliza um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado semipresencial e EAD (Ensino A Distância). Trata-se de uma formação com aulas teóricas a distância e práticas presenciais em laboratórios, todas de altíssima qualidade. 

Está em busca de um curso de excelência para lhe preparar para o mercado da melhor forma possível? Então, não deixe de conferir o curso de mecânico em refrigeração e ar condicionado da ETP, que apresenta excelente custo-benefício!

 

- Leia também
>>> Como conciliar trabalho com um curso técnico EAD?

>>> Dicas de estudo imperdíveis para cursos profissionalizantes a distância