5 razões para você se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado

O que você vai encontrar neste artigo:

Está pensando em investir na profissão de mecânico de refrigeração e ar condicionado? Trata-se de uma alternativa perfeita para quem busca uma formação repleta de vantagens e boas oportunidades de emprego.

Aqui, apresentamos quais são as cinco principais razões para você se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado. Continue a leitura e descubra o porquê vale a pena fazer esse investimento em sua carreira!

O que faz um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Antes de saber quais são os motivos para fazer um curso mecânico de refrigeração e ar condicionado, é importante saber o que esse profissional faz. Veja, a seguir, quais são suas principais atividades: 

●        Instalação, montagem e comissionamento de equipamentos de refrigeração e climatização, seja em ambiente residencial ou empresarial;

●        Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de refrigeração e ar condicionado, com foco no aumento da vida útil desses itens;

●        Análise, diagnóstico e ajuste de performance de equipamentos do sistema de refrigeração e ar condicionado, visando o melhor aproveitamento de cada um deles;

●        Contribuição para a garantia de condições de qualidade, segurança e preservação ambiental envolvendo atividades de refrigeração e ar condicionado. 

Vale lembrar que essas são somente algumas das principais responsabilidades do profissional mecânico de ar condicionado e sistemas de refrigeração. Pode ser que tenha outras, de acordo com sua rotina na empresa em que trabalhe.

5 principais motivos para ser mecânico de refrigeração e ar condicionado

Está em dúvida se vale a pena fazer um curso de refrigeração e ar condicionado? Existem cinco principais motivos que justificam o investimento nessa formação. A seguir, você descobre quais são:

1. Formação rápida

Uma das principais vantagens do curso de mecânico de refrigeração é que se trata de uma formação rápida, com duração reduzida em comparação a um curso técnico profissionalizante ou uma graduação. 

Para se ter uma ideia e fazer uma comparação, um curso universitário pode ter duração de até cinco anos, enquanto um de mecânico de refrigeração normalmente dura poucos meses. 

Ter uma menor duração é um detalhe que faz a diferença, porque indica uma inserção no mercado de trabalho em menor prazo. Portanto, conseguirá atuar na área em poucos meses, sem esperar anos para conquistar um emprego no segmento.

Portanto, é possível ter um retorno do investimento em curto prazo. Além disso, é importante reforçar que não há necessidade de realizar estágios e matérias extras que podem prolongar ainda mais o curso.

Quer investir em uma formação que possibilite entrar no mercado de trabalho o quanto antes e ainda te prepare corretamente? Então, garanta uma vaga num curso de refrigeração e ar condicionado!

2. Profissionalização a um excelente custo-benefício

Fazer o curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado permite sua profissionalização, garantindo uma preparação de alta qualidade para atuar no mercado.

Na prática, isso significa que terá conhecimento teórico e prático para executar as rotinas da área, realizando-as com excelência. Assim, conseguirá vagas de emprego com maior facilidade, demonstrando que está preparado para enfrentar os desafios da profissão.

Vale lembrar que empresas normalmente preferem contratar quem já se profissionalizou na área. Portanto, suas chances de conseguir um emprego são maiores ao fazer o curso, compensando o investimento na formação.

O segmento de refrigeração e ar condicionado costuma ter boa oferta de emprego, principalmente no que se refere à prestação de serviço e segmento comercial. 

O mecânico com formação na área pode atuar em restaurantes, supermercados, bares, padarias, entre outros estabelecimentos que precisam de profissionais de refrigeração. 

Outra opção é em prestação de serviços para escritórios, centros comerciais, indústrias e imóveis residenciais, tendo bastante alternativa para atuação em diferentes segmentos.

É importante ressaltar que se trata de um setor em crescimento contínuo e com demanda cada vez maior. Portanto, uma formação na área oferece diversas oportunidades de trabalho.

Existe a possibilidade de contratação diretamente por empresas, desde indústrias até negócios na área comercial varejista. Também há a opção de atuar na prestação de serviços, seja por conta própria ou contratado por uma empresa especializada. Logo, há várias oportunidades para você aproveitar!

4. Necessidade de baixo investimento

Tornar-se um mecânico de refrigeração e ar condicionado exige um investimento baixo, principalmente em relação a um curso de graduação, por exemplo.

O preço mais acessível permite investir em sua profissionalização e carreira sem apertar seu orçamento mensal. Inclusive, existe a possibilidade de conseguir descontos em situações especiais, ajudando a baixar o valor pago. 

Para saber se há algum desconto especial para seu caso, verifique com a escola de seu interesse se há alguma condição ou programa para obter abatimentos.

Mas por que o preço do curso é mais baixo? Isso acontece por alguns motivos, entre eles a menor duração da formação. No entanto, o preço menor não quer dizer que se trata de um curso de qualidade inferior.

Para garantir uma formação de qualidade, é importante conferir detalhes sobre a escola, bem como sobre o curso, para verificar se atende aos requisitos obrigatórios e suas expectativas.

5. Retorno financeiro em menor prazo

Como o investimento no curso é baixo, a duração da formação é curta e a área oferece uma boa empregabilidade, é possível ter um retorno financeiro deste investimento em menor prazo. 

Por isso, é um tipo de formação que vale a pena, principalmente para quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho e ter mais condições de conseguir um bom emprego, com uma remuneração mais atrativa.

Leia também:

>>> NRs – Qual a importância de seguir as normas regulamentadoras?

Qual o salário do mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Quer investir na formação nessa área, mas não sabe exatamente qual o salário do mecânico de refrigeração? Na realidade, a remuneração pode variar de acordo com diferentes fatores, como região do país em que o profissional atua, tempo de experiência e empresa. 

No entanto, existe uma média de salário do mecânico em refrigeração e conhecê-la permite ter uma ideia de quanto ganhará inicialmente ao trabalhar na área.

De maneira geral, o profissional desse setor ganha de R$ 1.600,00 a R$ 1.800,00 no início da carreira. Esse total sobe conforme o mecânico de refrigeração ganha experiência e faz mais cursos para se especializar. Daí a importância de continuar se atualizando constantemente por meio de cursos. 

Outro ponto a ser considerado é que se for contratado por uma empresa há a possibilidade de ganhar benefícios como vale refeição e vale alimentação, bem como assistência médica e odontológica.

Vale lembrar que também existem empresas que contam com programas de bonificação especial para seus funcionários. Se for esse o caso, pode ser que sua remuneração seja um pouco maior.

Como aumentar seu salário de mecânico de refrigeração?

A dica para ter esse resultado é fazer cursos frequentemente, o que ampliará seu conhecimento, possibilitará que assuma novas responsabilidades na empresa e cresça profissionalmente, conseguindo uma remuneração melhor. 

Sempre que possível, faça cursos inerentes à área, seja de ampliação ou de atualização de conhecimento. Além disso, tenha uma postura proativa e foque na qualidade de seu trabalho, o que lhe ajudará a ter ganhos mais altos.

Você também pode realizar cursos de especialização e se aprofundar ainda mais em uma determinada atividade. Considere fazer algum curso profissionalizante na área, como uma formação técnica ou graduação.

E não se esqueça de buscar sempre inovações em seu trabalho, realizando-o com excelência. Isso ajuda você a se destacar, aumentando suas chances de conseguir um emprego com remuneração mais atrativa.

Como se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

A forma mais segura e com melhor retorno é fazer um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado. Este investimento possibilitará se profissionalizar na área e aumentará suas chances de conseguir um emprego com remuneração adequada. 

O curso lhe oferece conhecimento teórico e prático, preparando-o para o mercado de trabalho. Além disso, possibilita fazer networking, o que aumenta suas chances de conseguir oportunidades de trabalho ainda na realização da formação. 

Não possui um dia a dia tão flexível para estudar? Então, considere fazer um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado EAD (Ensino A Distância) ou semipresencial, como o da ETP Escola Técnica!

Vale a pena fazer um curso EAD?

Quando o curso EAD surge como opção, uma dúvida muito comum é se ele realmente vale a pena. Sim, esse é um investimento que compensa por alguns motivos. A seguir, apresentamos os principais:

Flexibilidade e autonomia nos estudos

Um dos diferenciais do curso EAD é que ele possibilita que você estude onde estiver, inclusive em horas vagas, tendo maior autonomia e flexibilidade na sua formação profissional.

É a alternativa ideal para quem possui o dia a dia corrido e quer ter maior praticidade para se formar, sem precisar se deslocar até a escola diariamente.

Mesma validade de cursos presenciais

O curso EAD tem a mesma validade de um curso presencial. Portanto, não importa o local onde você estuda, se na escola ou em casa. O conhecimento base do curso é sempre o mesmo, garantindo-lhe uma formação de qualidade.

Custo mais acessível

Outra vantagem do curso EAD é que se trata de uma formação de custo acessível, especialmente em comparação com o curso presencial. Isso se deve ao fato de a escola não precisar investir na manutenção de uma estrutura física robusta para as aulas.

Portanto, o custo total com o curso é reduzido, o que influencia no valor pago pelo aluno, sendo mais baixo. Há, ainda, outro fator que ajuda a economizar: você não precisa ir até a escola todos os dias.

Logo, consegue economizar com transporte, estacionamento e alimentação, o que torna o curso EAD ainda mais atrativo, principalmente se seu orçamento é limitado.

É importante ressaltar que esses são somente alguns dos diferenciais do curso EAD em comparação com a versão presencial. Pode ser que a escola ofereça outros, como materiais didáticos digitais exclusivos. Considere esses detalhes ao escolher seu curso!

O que você aprende no curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Depende da ementa do curso e da escola, portanto, é sempre importante conferir essas informações antes de garantir sua vaga. Assim, conseguirá identificar se o curso atende às suas expectativas.

A ETP, por exemplo, disponibiliza um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado semipresencial e EAD (Ensino A Distância). Trata-se de uma formação com aulas teóricas a distância e práticas presenciais em laboratórios, todas de altíssima qualidade. 

Se optar pelo curso 100% EAD, o aluno tem acesso às aulas práticas gravadas, todas de alta qualidade, com acompanhamento do professor para sanar eventuais dúvidas. Portanto, não se compromete o ensino, garantindo uma boa experiência para o aluno.

Esse curso da ETP tem uma ementa completa, abrangendo temas como pressão e temperatura, refrigeração com prática, balanceamento, sistema de expansão indireta, retrofit, noções de elétrica, partida direta, manutenção preventiva e corretiva, entre outros.

Aproveite para conferir a ementa completa do curso, inclusive para entrar em contato para sanar eventuais dúvidas sobre a formação!

Por que escolher a ETP para estudar?

Está em busca de uma formação de excelência para lhe preparar para o mercado da melhor forma possível? Então, não deixe de conferir o curso de mecânico de refrigeração da ETP, que apresenta excelente custo-benefício!

A ETP é referência em cursos técnicos e profissionalizantes no segmento de HVAC-R, formando profissionais altamente capacitados para atuação no mercado.

Ao longo de sua trajetória, desenvolveu metodologias técnicas, materiais didáticos, equipamentos e laboratórios exclusivos, garantindo uma ótima experiência de aprendizado aos seus alunos.

Conta com cursos profissionalizantes de excelência, como o curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado, bem como o curso de refrigeração comercial. Além disso, disponibiliza o curso técnico em refrigeração e ar condicionado.

São formações de qualidade, desenvolvidas por especialistas e com o devido reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), quando aplicável ao curso.

Possui interesse em se formar na área e garantir boas oportunidades de trabalho? Então, conheça nosso curso de mecânico em refrigeração e ar condicionado, bem como outras formações, e aproveite para garantir sua vaga!

curso de técnico em refrigeração e ar condicionado

Leia também:

>>> Como solicitar o CFT

>>> Vale a pena fazer um curso profissionalizante a distância?

Categorias

plugins premium WordPress