Blog

pessoa estudando com um notebook na mesa e um caderno

Como conciliar trabalho com um curso técnico EAD?

19/08/2021

Os cursos técnicos EAD (Ensino a Distância) são excelentes para ter uma formação profissional de alta qualidade e rápida, bem como para atualizar seu currículo e aumentar as chances de conseguir um emprego com remuneração mais atrativa. 

Mas, nem todo mundo se sente seguro em realizá-lo por acreditar que não conseguirá conciliar trabalho e curso técnico online. Este é o seu caso? Então, confira dicas que lhe ajudarão a conciliar ambos e garantir uma preparação profissional de qualidade!

 

Dicas para conciliar trabalho e estudos

Existem diversas dicas que podem lhe ajudar a conciliar trabalho e estudos. A seguir, listamos as principais e mais simples de serem adotadas no dia a dia. Saiba quais são e as coloque em prática:

 

Adote a gestão do tempo

A gestão do tempo é um conjunto de técnicas que têm como foco aprimorar seu desempenho na realização de tarefas, contribuindo para um aumento da produtividade e eficiência. 

Com a gestão do tempo, aumenta-se a possibilidade realizar atividades dentro de prazos previamente estabelecidos, com resultados satisfatórios, conseguindo administrar melhor seu tempo no dia a dia. Como resultado, tem-se um maior rendimento em rotinas, atingindo uma sensação de dever cumprido e bem-estar. 

Entre as principais técnicas de gestão do tempo estão a elaboração de um plano de ações, definição de objetivos, estabelecimento e cumprimento de prazos, priorização de tarefas e realização do que é realmente importante. Assim, dá para se programar melhor, conseguindo conciliar trabalho e cursos técnicos com maior facilidade.

 

Faça um planejamento de seu dia

Ter um planejamento faz toda a diferença, porque possibilita lembrar tudo o que precisa fazer no dia ou nos próximos, conseguindo se programar melhor para executar essas tarefas. 

Mas, como fazer esse planejamento? Simples: reúna todas as atividades que precisam ser cumpridas no dia, listando-os em um planner, agenda, planilha, aplicativo, o que for mais adequado ao seu perfil. 

Então, separe seus afazeres por grupos principais. É possível, por exemplo, listar somente atividades do trabalho e separar um tempo do seu dia para os estudos. 

Quando for terminando as tarefas do dia, faça um sinal de check nelas, o que possibilitará identificar rapidamente o que foi realizado e o que ficou para outro dia, conseguindo ter um melhor controle de suas atividades. 

Tente sempre deixar um período para os estudos, comprometendo-se a cumpri-lo. Encare como um momento para adquirir conhecimentos, atualizar-se profissionalmente e ter informações que poderão lhe ajudar no dia a dia no trabalho, tendo maior produtividade.

 

Priorize tarefas

Quando se tem muita coisa para fazer, é importante saber priorizar tarefas, o que possibilitará cumprir obrigações de acordo com seu nível de urgência. 

Por exemplo, você pode começar seu dia fazendo o que é mais importante e urgente, para depois fazer atividades diferentes com mais calma, por exemplo, seu curso técnico online. Dessa forma, reduz-se a possibilidade sentir ansiedade ao longo do dia ou de ter a sensação de que não conseguiu render muito.

 

Defina e cumpra metas

Para muitos, as metas funcionam como uma motivação para ter um desempenho sempre em alta. Elas possibilitam manter o foco no que precisa ser realizado, funcionando como um guia no dia a dia. 

No entanto, é importante se atentar a um detalhe: as metas devem ser factíveis, portanto, nada de se propor desafios diários que sejam impossíveis de serem conquistados em um primeiro momento. 

Dessa maneira, fica mais fácil cumprir metas e ter motivação para avançar cada vez mais, seja na complexidade das tarefas ou na quantidade delas. Uma de suas metas pode ser estudar cada semana mais, buscar conhecimento extra com base no seu curso, entre outras.

 

Leia também:
>>>  6 vantagens que um curso técnico traz para sua carreira

 

Trabalhe com prazos

Utilizar prazos é uma das dicas indispensáveis para conciliar trabalho e estudo, porque evita se estender demais em uma tarefa, cumprindo-a dentro de datas e horários predefinidos. 

Por exemplo, caso tenha programado os estudos em um determinado dia e período, cumpra-o fielmente, sem abrir possibilidade para executar outras tarefas. Assim, tem-se um melhor controle do tempo, sem ter a sensação de que passou muitas horas em uma atividade só e não rendeu nada.

 

Não procrastine

Atualmente é fácil encontrar motivos para procrastinar, principalmente quando se tem fácil acesso à internet, redes sociais, mensagens no celular e escapadas do trabalho que deveriam ser de poucos minutos, mas duram horas.

No entanto, quanto mais procrastinar, maior será sua lista de tarefas. Claro, uma pausa não faz mal a ninguém e ajuda a ganhar fôlego para realizar outras atividades, mas é importante saber dosar essas pausas para não lhe atrapalhar no trabalho e estudos. 

Portanto, quando for trabalhar ou fazer seus cursos técnicos a distância, elimine tudo o que pode ser uma distração, o que ajudará a manter o foco na atividade, realizando-a dentro do prazo e aumentando sua produtividade. 

Outra tática que funciona muito bem é criar recompensas para cada meta cumprida. Mas, essas recompensas não podem tirar sua concentração total do trabalho e estudos, portanto, escolha algo que não comprometa seu desempenho como um todo.

 

Faça pausas estratégicas

Pausas estratégicas são essenciais para descansar e recuperar o ânimo, disposição, criatividade e capacidade de concentração. Por isso, programe pausas durante o dia, seja no trabalho ou estudos. É possível, por exemplo, programar-se para parar por 10 a 15 minutos entre as atividades para tomar água, caminhar, alongar-se e recuperar a energia.

 

Faça seu curso técnico com a ETP

Está em busca de cursos técnicos online de qualidade, garantindo uma formação profissional completa? Então, faça os cursos técnicos da ETP, que tem mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais. 

A ETP disponibiliza cursos técnicos e profissionalizantes, bem como de graduação e pós-graduação a distância e presenciais, com foco na formação de profissionais do setor HVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração). 

Entre os cursos está o técnico em refrigeração e climatização EAD, que tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar e executar instalação e manutenção de máquinas e equipamentos de refrigeração industrial, comercial e residencial. 

Aproveite para conhecer e realizar cursos técnicos online com a ETP e tenha uma formação de alta qualidade!

 

Leia também:
>>> Cursos técnicos: descubra as vantagens e alavanque sua carreira!

>>> Eletricista predial e industrial: como é a carreira?