Blog

Mulher com fone de ouvido sentada na cama assistindo aula de curso à distância.

Como é fazer um curso técnico a distância?

23/06/2022

O curso técnico a distância é uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos. Não é para menos, afinal, possui vantagens em relação à formação presencial.

Tem interesse em fazer esse curso profissionalizante a distância, mas não sabe como funciona? Então, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura e descubra!

 

O que é curso técnico?

A princípio, é importante saber o que é curso técnico. Trata-se de uma modalidade que se posiciona entre o ensino médio e a graduação em universidade. 

Confere grau de formação, portanto, o aluno recebe um diploma indicando que é profissional formado na área e que está apto para exercer atividades.

Diferencia-se de outros cursos de formação por ter curta duração, demandar um investimento total mais baixo do que um curso numa universidade e por ser focado no mercado de trabalho, preparando o profissional para realizar atividades com excelência.

Está disponível nas modalidades presencial, que é a mais conhecida, e Ensino a Distância (EAD), ambas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Como funciona um curso técnico a distância?

O curso técnico EAD pode ser semipresencial (com algumas atividades presenciais) ou 100% a distância. As aulas são ao vivo ou gravadas, com chance de assisti-las posteriormente.

Há a possibilidade de esclarecer dúvidas com o professor, seja nas aulas ao vivo ou em canais específicos criados pela escola técnica. Portanto, o aluno não fica desamparado em momento algum, conseguindo ter uma melhor experiência de aprendizado.

As avaliações podem ser online ou presenciais, de acordo com o indicado pela escola técnica. Além disso, se houver necessidade de aula prática, a escola tende a realizar tais atividades esporadicamente, normalmente aos finais de semana.

Como é possível notar, o curso técnico à distância funciona de maneira parecida ao presencial. A única diferença está no local de estudo: se for a distância, conseguirá estudar em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Caso seja presencial, estudará na escola.

Quais são as vantagens do curso técnico a distância?

O curso técnico a distância destaca- se por ter vantagens especiais. A seguir, você confere quais são as principais que têm ao fazer esse investimento:

 

Possibilidade de estudar onde estiver

Com o curso técnico EAD você consegue estudar onde estiver! Isso é um grande diferencial, principalmente se tiver um dia a dia corrido e pouco tempo para se deslocar até uma escola.

Dá para estudar nas suas horas vagas, em casa, durante seu deslocamento até o trabalho, enfim, é possível aproveitar momentos livres de seu dia para se aprimorar profissionalmente. É muito mais prático, simplificando seu dia a dia e a rotina de estudos.

 

Flexibilidade para estudo

Outra vantagem marcante do curso técnico a distância é a flexibilidade de estudo. O aluno consegue encaixar os estudos no horário que quiser, seja de manhã, tarde ou noite, encontrando um tempo para se dedicar à formação.

Por isso, é a modalidade perfeita para quem deseja se formar, mas quer ter muito mais flexibilidade, sem ficar preso à necessidade de ir até a escola num determinado horário para estudar.

 

Leia também:

>>> Vale a pena fazer um curso profissionalizante a distância?

 

Mesma qualidade e reconhecimento do curso presencial

Os cursos técnicos EAD têm a mesma qualidade e reconhecimento do curso presencial. O importante é que a formação seja reconhecida pelo Ministério da Educação. Quando for fechar uma matrícula, sempre verifique esse detalhe anteriormente!

 

Economia

Fazer um curso EAD é mais barato do que um presencial. O motivo disso é simples: no presencial, a escola tem gastos com estrutura e corpo docente para realização das aulas. 

No curso online, esses custos são reduzidos, portanto, o valor total do curso e mensalidade tendem a ser menores. Há, ainda, outro ponto de economia: o aluno não precisa se deslocar até a escola, portanto, não gasta com transporte.

 

Desenvolvimento de autonomia e autodisciplina

Estudar na modalidade EAD também possibilita que o aluno desenvolva autonomia e autodisciplina. Essas características causam efeito positivo até mesmo em âmbito profissional, conseguindo realizar atividades sem depender dos outros.

Dicas de estudo para modalidade EAD

Existem dicas de estudo para a modalidade EAD que podem lhe ajudar nessa jornada, conseguindo aproveitar melhor tudo o que a formação tem para oferecer. Confira quais são e aproveite para colocá-las em prática:

 

Conheça o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Quando o aluno conhece o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fica mais fácil acessar as aulas e o conteúdo disponibilizado por professores e escolas. Portanto, tente navegar pelo AVA antes das aulas, passando a ter familiaridade com as ferramentas para tirar melhor proveito delas.

 

Monte uma agenda de estudos

A organização é fundamental ao estudar a distância. Por isso, montar uma agenda de estudos pode fazer a diferença. Faça isso semanalmente, colocando o horário de aulas. Assim, conseguirá se programar melhor e não perder eventuais atividades.

 

Crie uma rotina de estudos

A rotina também é importante, pois assim é possível se adaptar e parar para estudar com maior facilidade. Para criar essa rotina é simples: estabeleça horários de estudo e realmente pare nesse momento. Se puder estudar em somente um período, como pela noite ou manhã, melhor.

 

Faça pausas durante os estudos

As pausas são fundamentais para descansar e retomar a concentração. Por isso, não deixe de fazê-las ao realizar cursos a distância. Uma boa dica é apostar na Técnica Pomodoro, na qual você faz uma tarefa durante 25 minutos e faz uma pausa de cinco minutos.

Repita isso quatro vezes e ao final desse ciclo faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Há alguns aplicativos gratuitos que podem lhe ajudar a colocar essa técnica em prática.

 

Evite distrações

Uma das desvantagens de estudar a distância é que há um maior risco de se distrair facilmente. Evite isso eliminando quaisquer distrações do ambiente. Prefira estudar em um ambiente calmo, sem qualquer coisa que possa lhe chamar a atenção durante as aulas.

Onde fazer curso técnico EAD

Quer fazer curso técnico EAD, mas não sabe onde? A ETP disponibiliza alternativa reconhecida pelo MEC e preparada por um corpo docente com especialistas.


Trata-se do curso EAD técnico em refrigeração e climatização, que prepara profissionais para atuar com manutenção e instalação de máquinas e equipamentos de refrigeração e climatização industrial, comercial e residencial. Conheça!

 

Leia também:

>>> 5 razões para você se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado

>>> Qual o piso salarial de um mecânico de ar condicionado?