Blog

Imagem de um pessoa trabalhando como eletricista predial e industrial

Como é o mercado de trabalho para eletricistas prediais e industriais?

28/04/2022

Pensando em investir em um curso de eletricista predial e industrial, mas não sabe como é o mercado de trabalho para esse profissional? 

Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, elaboramos este artigo. Continue a leitura e descubra o que faz um eletricista predial e industrial, como atuar na área e como é o mercado de trabalho, entre outras informações importantes.

 

O que faz um eletricista predial e industrial?

Um eletricista predial e industrial pode atuar no desenvolvimento e execução de instalações elétricas, bem como de equipamentos. Além disso, também pode atuar em manutenções elétricas de forma geral. 

O eletricista industrial e predial tem conhecimento para executar rotinas envolvendo instalações de iluminação, força, motores elétricos, sensores, entre outros, abrangendo interruptores, tomadas em geral, circuitos, quadro de distribuição, condutores e equipamentos. 

No que se refere especificamente à manutenção, o eletricista predial e industrial realiza atividades como inspeção e diagnóstico de problemas, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, contribuindo para seu funcionamento de maneira adequada.

 

Eletricista predial e industrial: como é o mercado de trabalho?

Uma das principais preocupações de quem deseja investir em um curso de eletricista predial e industrial é saber como é o mercado de trabalho para profissionais da área. 

Não é para menos, afinal, a tendência é querer fazer cursos de segmentos com boa chance de conseguir emprego, tendo um retorno financeiro melhor em curto e longo prazos. 

A notícia é boa para quem gosta da área e tem interesse em fazer um curso de eletricista predial e industrial! Há uma boa demanda por profissionais da área no mercado e a formação é versátil, permitindo atuar em diversos segmentos. 

O eletricista predial e industrial pode atuar em instalações e manutenções elétricas em empresas, garantindo que todo o sistema funcione corretamente e não coloque ninguém em risco. 

Também pode atuar em instalações no ramo de construção civil, bem como em instalações e manutenções como prestador de serviços nos segmentos residencial, comercial e industrial. 

Outra possibilidade é de atuar na instalação e manutenção de equipamentos, como os de refrigeração, assegurando que funcionem de maneira adequada, sem comprometer a rede elétrica ou aumentar o consumo de energia. 

Portanto, essa é uma alternativa interessante de área para quem deseja atuar com eletricidade e gosta desse segmento. Também é uma formação perfeita para complementar seus conhecimentos, caso já atue com elétrica, equipamentos de refrigeração, manutenção, entre outros.

 

Quanto ganha um eletricista predial e industrial?

Conhecer quanto ganha um eletricista predial também é uma das informações mais buscadas por aqueles que desejam realizar um curso de formação na área. 

Na realidade, não há um valor fixo que é válido para todo o país e o salário varia de acordo com diversos fatores. Por exemplo, a remuneração pode variar conforme o tempo de experiência do profissional, se possui ou não formação, região do país em que atua, entre outros. 

Embora não exista uma remuneração fixa, é possível estabelecer um valor mínimo médio praticado em todo o país. De maneira geral, o salário inicial de um eletricista predial e industrial no começo de carreira é de cerca de R$ 1.800,00. 

Conforme for ganhando experiência e se especializando na área, o profissional pode assumir mais responsabilidades e tem a chance de ganhar mais todo mês.

 

- Leia também:
>>> Certificados e Diplomas de cursos EAD são reconhecidos pelo mercado?

 

Como se tornar um eletricista predial e industrial?

Só há uma maneira de se tornar eletricista predial e industrial: realizando um curso de formação na área. O curso normalmente se enquadra na categoria “livre”, portanto, não confere grau como uma formação técnica ou superior. 

Mesmo assim, oferece conhecimento aprofundado para realizar atividades inerentes à profissão, preparando o aluno para o mercado de trabalho, de forma a se destacar entre seus concorrentes às vagas.

 

Curso de eletricista predial e industrial é caro?

Como se trata de um curso livre, esse tipo de formação costuma ter preço mais acessível do que um curso técnico ou graduação. Por isso, é a melhor alternativa para quem quer estudar e se especializar, mas não tem um orçamento maior para investir em outras modalidades de curso. 

É importante citar que além de ter preço atrativo, a formação também possui duração menor, o que contribui para uma rápida entrada no mercado de trabalho. 

O aluno ainda conta com a facilidade de realizar curso de eletricidade industrial e predial online, podendo estudar onde estiver, quando tiver tempo. É muito mais praticidade e comodidade! 

Outro detalhe importante sobre o preço é que existe a possibilidade de conseguir descontos especiais oferecidos pela escola. Portanto, sempre vale a pena conferir se há algum programa para ter abatimento no valor pago.

 

O que se aprende no curso?

A ementa do curso pode variar de acordo com a escola, mas normalmente abrange temas como noções de elétrica, envolvendo tensão, corrente, resistência e potência. 

Também se estuda sobre circuitos de corrente alternativa, instalação predial de iluminação e força. No que se refere ao conhecimento voltado à área industrial, pode abranger motores elétricos, acionamento eletromagnético e eletrônico, sensores, noções de dimensionamento e manutenção. 

A ementa pode abranger conhecimento sobre instalação e manutenção voltada à refrigeração comercial e industrial, com possibilidade de atuar com equipamentos de ar condicionado e climatização.

 

Onde fazer curso de eletricista predial e industrial?

Agora que você já sabe o que faz e quanto ganha um eletricista industrial, é importante saber onde realizar o curso. A ETP tem uma excelente alternativa para você, o curso de eletricidade industrial e predial EAD (Ensino a Distância). 

Trata-se de um curso que tem como objetivo fomentar conhecimento ao profissional de refrigeração e demais áreas, preparando-o para atuar com componentes elétricos de equipamentos, ferramentas e materiais. Ao finalizar a formação, estará preparado para realizar instalações e manutenções elétricas de modo geral. 

Além disso, o curso é de curta duração e apresenta todas as vantagens que a modalidade a distância proporciona para o estudante, como mais flexibilidade de horário para assistir ao conteúdo e valor acessível. 

Aproveite para conhecer o curso de eletricidade industrial e predial EAD da ETP e garanta sua vaga na formação para se preparar da melhor maneira para atuar no mercado!

 

- Leia também:
>>> Eletricista predial e industrial: como é a carreira?

>>> O que é o curso profissionalizante? Quais suas vantagens?