O que é o CFT e quem pode se registrar?

Uma exigência feita a técnicos, principalmente quando buscam empregos, é ter o registro CFT. Mas, afinal, o que é o CFT e quem pode se registrar nele?
Aqui, respondemos essas dúvidas de uma vez por todas, bem como damos mais informações sobre o CFT e registro de profissionais técnicos. Acompanhe!
 
O que é o CFT?
O CFT é o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, um órgão que regulamenta e assegura o livre exercício das atividades de técnicos profissionais em âmbito nacional, por meio das leis 5.524/68, 13.639/18 e do decreto 90.922/85.
 
Para que serve o CFT?
A principal finalidade do conselho é regulamentar e garantir o livre exercício de profissionais técnicos, mas o órgão também atua no suporte legal de profissionais registrados.
Portanto, o técnico que possui registro no CFT consegue amparo legal para resolver questões relacionadas ao seu trabalho e empresa em que atua, garantindo o cumprimento de leis.
 
Quem pode se registrar no CFT?
Uma das principais dúvidas envolvendo o registro no CFT é quem pode realizá-lo. Há somente uma regra: apenas técnicos com formação de nível médio podem se registrar. Se ainda não concluiu o curso, é preciso aguardar a finalização para solicitar o registro no órgão.
Mas atenção a um detalhe: ao contrário do que muitos pensam, o registro não está disponível para profissionais tecnólogos, técnicos agrícolas e técnicos em segurança do trabalho. Tais profissões são regulamentadas por outros órgãos.
 
Como solicitar o registro no CFT
O registro no CFT pode ser feito online, especificamente no site do conselho. Após a finalização do processo, o profissional terá acesso a um documento de identidade profissional emitido pelo órgão.
Para realizar seu, acesse o site oficial do CFT e selecione o serviço de registro profissional. Então, preencha o formulário e pague a taxa de análise que o conselho cobra para verificação da documentação e adesão.
Após a aprovação do registro, o técnico poderá emitir a carteira de identidade profissional provisória enquanto a definitiva não é encaminhada.
Um detalhe importante: se tiver mais de um título como técnico profissional, poderá incluir no registro CFT todos. Para isso, é só cadastrá-los no preenchimento do formulário ou no ambiente profissional do SINCETI.
 
– Leia também:
>>>  Técnico em refrigeração e climatização: o que faz, salário e tudo sobre a carreira
 
O que é o SINCETI?
Trata-se do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais. Sua principal função é viabilizar o registro de técnicos profissionais no CFT e o CRT (Conselho Regional dos Técnicos Industriais).
 
O registro CFT é pago?
Sim, o registro CFT é pago! Profissionais técnicos precisam pagar a taxa de avaliação inicial, bem como uma anuidade. Para isso, basta acessar o SINCETI e gerar o boleto para pagamento.
Se não tiver condições de quitar a taxa anual, o CFT oferece a possibilidade de parcelamento, procedimento que também é feito diretamente no Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais.
 
Por que ter registro no CFT?
Uma dúvida recorrente entre técnicos profissionais é por que ter um registro no CFT, principalmente quando se considera que ele gera um custo extra anual.
Mas se registrar junto ao órgão oferece vantagens que fazem valer a pena esse custo. Um deles é uma maior segurança em relação ao exercício da profissão, tendo amparo legal para resolver problemas.
Além disso, o registro permite que o técnico tenha direitos e deveres salvaguardados. Paralelamente, possibilita que o profissional se regularize e tenha mais chance de conquistar empregos com melhores salários, inclusive cargos de gestão e chefia.
Outros diferenciais é que quem tem o registro CFT pode emitir o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica, a antiga ART) e a CAT (Certidão de Acervo Técnico) com ou sem atestado.
 
Registro profissional CFT vs. certificação técnica
Uma das exigências do CFT para registro profissional é a apresentação da certificação técnica. Há quem confunda registro e certificação, mas ambos são diferentes.
O registro CFT regulariza a situação do técnico, comprovando que atua de acordo com leis e normas da profissão. Já a certificação indica a formação técnica da pessoa. É o mesmo que o diploma do curso técnico.
Quem trabalha como técnico e não tem certificação (diploma) não consegue se regularizar na profissão, portanto, não pode fazer o registro no conselho.
A recomendação geral é que a pessoa que atua como técnico, ou tem interesse em trabalhar nessa profissão, faça um curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), consiga a certificação e posteriormente faça o registro.
Tenha em mente que o curso técnico é o principal meio de conseguir se regulamentar na profissão, portanto, não deixe de realizá-lo. Dessa forma, também passará a ter conhecimento aprofundado sobre a profissão, executando um trabalho de qualidade.
 
Qual curso técnico realizar?
Há uma grande variedade de cursos técnicos, o que pode dificultar a escolha. Para reduzir a possibilidade de erro é só considerar alguns pontos essenciais na definição da formação.
Um deles é escolher um curso de uma área com a qual tenha afinidade, que desperte seu interesse. Dessa maneira, é mais fácil gostar da formação, dedicar-se a ela e ter mais chance de sucesso na área.
Outra dica é escolher um curso que desperte seu interesse e também tenha uma boa empregabilidade e demanda no mercado. O motivo disso é simples: assim, há uma maior chance de conseguir um emprego num prazo reduzido.
Uma alternativa que apresenta boa empregabilidade e demanda no mercado é o curso técnico em refrigeração e climatização, que permite o registro no CFT.
Trata-se de uma formação que habilita o profissional a planejar e executar atividades de instalação e manutenção de máquinas e equipamentos de refrigeração industrial, comercial e residencial.
O profissional também pode atuar na avaliação e dimensionamento de locais para instalação de equipamentos, bem como na elaboração de projetos de instalação de refrigeração e climatização.
O técnico em refrigeração e climatização também está habilitado a planejar, elaborar, executar coordenar, controlar, avaliar e inspecionar a execução de todos os serviços do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).
ETP disponibiliza um curso técnico em refrigeração e climatização de alta qualidade, preparando o profissional para o mercado. Aproveite para conhecer a formação e garantir sua vaga!
 
– Leia também:
>>> Curso Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado online abrange conhecimento teórico e prático
>>> Confira algumas dicas para aproveitar melhor um curso técnico EAD!

Categorias

plugins premium WordPress