O que faz um técnico de refrigeração e climatização?

O que você vai encontrar neste artigo:

Profissões técnicas costumam ter ampla aceitação no mercado, sobretudo porque são especialistas em um determinado segmento, com capacidade de executar rotinas de acordo com a legislação e normas vigentes.

Esse é o caso do técnico refrigeração e climatização. Ainda não conhece completamente essa profissão? Sem problemas! A seguir, explicamos o que fazer e como se formar na área. Continue a leitura!

imagem de homem trabalhando no meio de ar condicionado externo

Responsabilidades do técnico de refrigeração e climatização 

O técnico de refrigeração e climatização tem como responsabilidades projetar, instalar e realizar a manutenção preventiva, corretiva e preditiva de sistemas de refrigeração e climatização de ambientes.

Também está na lista de responsabilidades do técnico o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de sistemas de refrigeração e climatização. Inclusive, o profissional pode assinar o documento por meio de TRT (Termo de Responsabilidade Técnica). 

De acordo com o CFT (Conselho Federal dos Técnicos), o técnico pode planejar, elaborar, executar, coordenar, controlar, inspecionar e avaliar a manutenção de sistemas de refrigeração e climatização, rotinas inerentes ao PMOC. 

Embora seja um cargo majoritariamente técnico e voltado para o operacional, o profissional também pode atuar na coordenação e supervisão de rotinas da área, sobretudo os com mais tempo de experiência.

Lembrando que todo o trabalho deve seguir a legislação vigente e normas técnicas estabelecidas por órgãos do segmento, bem como regras de saúde, segurança do trabalho e ambientais.

Onde o técnico de refrigeração e climatização trabalha?

São várias as áreas de atuação do técnico, que pode atuar em empresas que fabricam produtos de refrigeração e climatização, prestadoras de serviços e nos segmentos industrial, comercial e residencial, seja como contratado ou autônomo.

Leia também:

>>> Refrigeração comercial: quais são os diferenciais de mercado?

Quanto ganha um técnico de refrigeração e climatização?

O salário de um técnico de refrigeração e climatização varia de acordo com sua cidade e estado de atuação, bem como o grau de formação e tempo de experiência do profissional.

Mas, de modo geral, o salário inicial de um técnico de refrigeração e climatização fica entre R$ 1700,00 a R$ 2000,00. Vale lembrar que quanto maior a qualificação e experiência mais alto é o ganho mensal.

Como atuar como técnico de refrigeração e climatização

Interessado em atuar como técnico de refrigeração e climatização? Então, é preciso fazer o curso de formação específico na área. Trata-se de um curso técnico, ou seja, de formação de nível médio.

O curso técnico de refrigeração e climatização abrange o aprendizado teórico e prático de mecânica de refrigeração, eletricidade, cálculo e geometria aplicada, transmissão de calor e tratamento de ar, sistemas de climatização e refrigeração comercial e industrial.

Além disso, o aluno também aprende sobre termodinâmica, acionamento de motores, câmara frigorífica, administração e empreendedorismo, refrigeração avançada, PMOC, entre outras disciplinas.

Interessados no curso técnico refrigeração e climatização podem realizar a versão presencial ou a EAD (Ensino a Distância), com aulas disponibilizadas em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

No futuro, se tiver interesse em se especializar ainda mais na área é possível realizar cursos de graduação e Pós-Graduação em Engenharia da Climatização, o que maximizará sua possibilidade de ter um melhor ganho mensal. Mas lembre-se, é necessário ter um curso de graduação antes de qualquer pós-graduação, pois cursos técnicos e profissionalizantes não são considerados.

curso de técnico em refrigeração e ar condicionado

Leia também:

>>> Técnico de refrigeração e ar condicionado: saiba como se especializar online

>>> Qual curso técnico fazer em 2023?

Categorias

plugins premium WordPress