Blog

imagem de uma pessoa estudando

Qual é o melhor curso, profissionalizante ou técnico?

26/11/2021

O curso profissionalizante e o curso técnico são opções para quem deseja se aprimorar ou atualizar para o mercado de trabalho, aumentando as chances de conseguir um emprego melhor ou uma promoção. 

Mas, você sabe quais são as diferenças entre curso profissionalizante e técnico ou qual é a melhor opção? Aqui, damos essas e outras informações. Continue a leitura e confira!

 

Diferenças entre cursos profissionalizantes e técnicos

O curso profissionalizante e o curso técnico podem parecer a mesma coisa, mas não são! Existem características pontuais que diferenciam essas formações e conhecê-las é importante para escolher qual curso realizar. Veja, seguir, quais são essas diferenças:

 

Reconhecimento pelo MEC/SEED

O curso profissionalizante também é chamado de curso livre. Para que uma escola consiga realizá-lo, ela não precisa de autorização do MEC (Ministério da Educação), através da Secretaria de Estado da Educação – SEED de cada unidade da federação. 

Mas, não se engane: isso não significa que o curso não é de qualidade. No caso do curso da formação profissionalizante, outros fatores indicam a qualidade, como o programa e material de estudo, além da didática do professor. 

Já o curso técnico precisa ter autorização e ser reconhecido pelo MEC, que estabelece requisitos básicos que a escola deve cumprir para ministrar a formação. 

Quando a escola não tem reconhecimento pelo MEC/SEED, o diploma concedido pela instituição de ensino não é válido. Isso pode prejudicar o aluno, principalmente quando precisa apresentar uma comprovação de formação, muitas vezes impossibilitando assumir cargos em empresas. 

É justamente por isso que se recomenda sempre verificar se a escola de curso técnico possui autorização e reconhecimento do MEC/SEED. Dessa forma, evita-se complicações no futuro.

 

Necessidade de ensino médio completo

Para fazer um curso profissionalizante ou técnico não há necessidade de ter ensino médio completo. Mas, há um detalhe que muitos deixam passar batido! 

Se não tiver ensino médio completo, terá o diploma do curso profissionalizante sem problema algum. Em contraposição, não terá o ensino técnico. 

Um dos principais requisitos para receber o diploma do curso técnico é ter o ensino médio completo. Resumidamente, isso significa que o aluno pode começar o técnico sem ter o médio, mas para receber o diploma precisa completar o colegial.

 

Duração dos cursos

Outra diferença muito importante entre os cursos é a duração. O profissionalizante pode durar semanas ou meses, de acordo com o programa proposto pela escola. Já o curso técnico precisa cumprir uma duração de 18 a 24 meses. 

Portanto, o curso técnico tende a ter um programa de curso mais aprofundado do que o profissionalizante, sendo uma alternativa interessante para quem deseja uma formação um pouco mais avançada.

 

- Leia também:
>>> Qual a duração do curso Técnico em Refrigeração e Climatização?

 

Modalidades de curso

O curso profissionalizante não se divide em diferentes modalidades. O técnico, sim. Há três modalidades, sendo uma delas o curso técnico externo. Nesta opção, o aluno faz o técnico e ensino médio ao mesmo tempo, porém em escolas diferentes. 

Há, ainda, o curso técnico concomitante, no qual o aluno realiza a formação técnica e o ensino médio na mesma escola e ao mesmo tempo. 

Por último, está a modalidade de curso técnico subsequente. Nela, o estudante já concluiu o ensino médio e inicia o técnico para ter uma formação profissional reconhecida pelo MEC/SEED.

 

Curso técnico e curso profissionalizante: qual o melhor?

Agora que você já conhece quais são as diferenças entre curso técnico e curso profissionalizante, resta uma dúvida: afinal, qual o melhor? 

Na realidade, ambos os cursos não devem ser vistos como antagônicos, mas sim como complementares. Cada um tem seu papel e pode lhe ajudar a começar uma nova carreira, atualizar-se ou se profissionalizar. 

Mas, qual escolher se você só pode fazer um curso no momento? Depende de seu perfil, desejo e momento na carreira. No entanto, há algumas dicas que podem lhe auxiliar nessa escolha! 

Uma delas é se lembrar que o curso profissionalizante é mais voltado ao aprimoramento e atualização profissional. Portanto, pode lhe dar um conhecimento em curto prazo, ajudando a potencializar seu currículo e ampliar suas oportunidades de atuação no mercado. 

Já o curso técnico lhe dá uma formação profissional. É o pontapé inicial de uma carreira, tornando-se um profissional habilitado para exercer atividades da área em que escolheu trabalhar. 

O curso técnico também pode ser visto como uma alternativa à graduação, uma vez que possui menor duração e baixo custo em comparação a um curso na universidade.

 

Cursos profissionalizantes e técnicos EAD

Você não tem muito tempo para se deslocar até a escola para estudar? Então, saiba que há uma alternativa: o curso profissionalizante EAD (Ensino a Distância). 

Trata-se de uma modalidade que pode ser feita onde você estiver, basta ter acesso à internet para assistir às aulas, seja ao vivo ou gravadas. Inclusive, há cursos técnicos EAD, caso tenha interesse nesse tipo de formação. 

Esses cursos podem ser totalmente online ou semipresenciais, com realização de aulas práticas presencialmente em data previamente agendada com os alunos. É ideal para quem deseja ter muito mais comodidade para estudar!

 

Opções de cursos profissionalizantes e técnicos

Está buscando alternativas de curso para fazer? Uma opção para quem procura ter boa empregabilidade é o curso técnico em refrigeração e climatização

Trata-se de uma formação que habilita profissionais para atuação em planejamento e execução de manutenção e instalação de máquinas e equipamentos de refrigeração residencial, comercial e industrial. 

Técnicos em refrigeração e climatização também podem avaliar e dimensionar locais de instalação de equipamentos, elaborar projetos, bem como planejar, elaborar, executar, coordenar, controlar, inspecionar e avaliar a execução do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). 

Se você já atua na área de refrigeração ou outras e tem interesse em ampliar ou atualizar seus conhecimentos, o curso de eletricidade industrial EAD é um bom investimento! 

Trata-se de um curso profissionalizante que prepara os alunos para atuar com componentes elétricos de equipamentos, materiais, ferramentas e realizar instalações e manutenções elétricas. 

Interessado em fazer esses cursos? Você encontra os dois na Escola Técnica Profissional ETP, que tem sólida experiência na preparação de alunos para o mercado de trabalho. 

Aproveite para entrar em contato com a ETP, saiba mais detalhes sobre os cursos técnicos e profissionalizantes da escola e garanta sua matrícula!

 

- Leia também:
>>> Cursos técnicos: descubra as vantagens e alavanque sua carreira!

>>> Técnico em refrigeração e climatização: o que faz, salário e tudo sobre a carreira