Blog

Imagem representando uma carteira de trabalho e dinheiro ao fundo

Qual o piso salarial de um mecânico de ar condicionado?

21/06/2022

A profissão de mecânico de ar condicionado é uma das alternativas para quem deseja atuar no segmento de climatização e refrigeração em empresas.

Quem pretende se formar na área normalmente tem uma dúvida: afinal, quanto ganha um mecânico de ar condicionado? A seguir, respondemos essa questão e falamos mais sobre a profissão. Acompanhe!

 

Piso salarial do mecânico de ar condicionado

O salário de um mecânico de refrigeração e ar condicionado pode variar de acordo com o perfil do profissional, a região do país em que trabalha, seu nível de experiência, entre outros detalhes.

No entanto, é possível listar uma média do piso salarial em algumas capitais do país. Em São Paulo, por exemplo, o profissional tem um piso inicial de cerca de R$ 1.800,00. Já no Rio de Janeiro, esse valor fica em torno de R$ 1.700,00.

É importante ressaltar que quanto maior o tempo de experiência e capacitação do profissional, mais chances ele tem de receber uma remuneração maior. 

Além disso, vale mencionar que a empresa pode oferecer benefícios adicionais, como vale alimentação e refeição, bem como plano de saúde e participação nos lucros, o que aumenta os ganhos mensais do profissional.

 

Mecânico de ar condicionado: como aumentar seus ganhos mensais?

Agora que já sabe quanto ganha um mecânico de refrigeração e ar condicionado, é importante saber como aumentar sua remuneração mensal.

A principal forma é por meio de cursos de formação, especialização e atualização profissional. Eles são investimentos feitos em sua carreira, passando a ter conhecimento técnico e prático para realizar as rotinas da área com excelência.

Por isso, sempre que possível invista em curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado! Ele se destaca por ter preço acessível, principalmente se for um curso livre, valendo muito a pena a contratação.

 

Quais cursos fazer na área de mecânico de ar condicionado?

Quer investir num curso de mecânico de refrigeração, mas não sabe qual realizar? Há uma grande variedade e escolher nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando não se tem muito conhecimento sobre a área.

Uma excelente opção é o curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado, que tem como foco capacitar o aluno para atuar nesse segmento. Ao final do curso, o aluno saberá instalar e fazer manutenção de equipamentos e sistemas de refrigeração e climatização.

Trata-se de uma alternativa de formação de curta duração e que exige um investimento relativamente baixo, sobretudo em comparação a cursos técnicos e graduações.

Posteriormente, poderá complementar sua formação profissional com cursos específicos como o de refrigeração comercial (com foco em soluções para armazenamento e estocagem de alimentos).

Outra opção é o curso de PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Climatização), passando a ter conhecimento teórico e prático para atuar nesses procedimentos.

É importante ressaltar que quanto mais cursos fizer, mais conhecimento terá e poderá ampliar o escopo de seu trabalho, conseguindo ter mais responsabilidades e uma remuneração condizente. 

Na ETP, escola de referência e sólida experiência no segmento de HVAC-R, você encontra esses e outros cursos da área, todos de excelente qualidade!

 

Como é o mercado de trabalho para mecânico de refrigeração?

Quem deseja investir na formação nessa área costuma ficar em dúvida sobre como é o mercado de trabalho para mecânico de refrigeração. A notícia é boa: trata-se de um segmento com oferta de emprego em diversos segmentos.

O mecânico de refrigeração e ar condicionado pode atuar em indústrias, principalmente em rotinas de instalação e manutenção. Também há uma boa oferta de vagas no segmento comercial, como em supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, entre outros. 

No segmento comercial, o foco é na preservação de insumos e produtos, com instalação de equipamentos para esse fim, bem como na climatização de ambientes.

O profissional também pode trabalhar na prestação de serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado e refrigeração para pessoas físicas e jurídicas.

Portanto, trata-se de uma profissão que possibilita trabalhar em vários segmentos! Suas chances serão ainda maiores se realizar um curso técnico em mecânico de refrigeração e ar condicionado, conseguindo comprovar sua capacitação.

 

- Leia também:
>>> 6 vantagens que um curso técnico traz para sua carreira

 

O que faz um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

O mecânico de refrigeração e ar condicionado tem como suas principais responsabilidades a instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de refrigeração e climatização.

Ele atua na análise e diagnóstico de equipamentos, seleção de materiais utilizados na realização dessas atividades, revisão de condições de funcionamento de componentes, alinhamento e retrofitting, montagem de isolamento térmico, entre outras atividades.

Também pode atuar no teste de equipamentos, localização e eliminação de vazamentos, substituição de componentes de sistema de refrigeração e preenchimento de relatórios de conformidade e responsabilidade pelo serviço.

Vale lembrar que as atividades podem variar de acordo com a empresa em que atua e com as responsabilidades atribuídas ao profissional. 

 

Vale a pena se tornar mecânico de ar condicionado?

Está em dúvida se investe em cursos de mecânico de ar condicionado e refrigeração? Então, confira motivos que justificam se dedicar a esse segmento e se formar na área:

 

Boa empregabilidade

Essa é uma das principais vantagens em ser mecânico de refrigeração! O profissional da área pode trabalhar em empresas de vários segmentos, o que amplia sua chance de conseguir um bom emprego.

 

Baixo investimento

Em comparação a outras formações, como a graduação ou pós-graduação, o curso de mecânico em refrigeração e ar condicionado possui custo mais baixo e acessível.

É por isso que é uma excelente alternativa para se formar e adquirir conhecimento teórico e prático gastando menos. Assim, a profissionalização não pesa no orçamento!

 

Curta duração

Um dos diferenciais do curso de mecânico de ar condicionado e refrigeração é que ele possui curta duração, normalmente alguns meses. Isso possibilita entrar no mercado de trabalho o quanto antes, sem passar anos estudando ou realizando estágios.

 

Possibilidade de estudar a distância

Os cursos estão disponíveis na versão a distância, seja semipresencial ou 100% EAD. Esse é um ponto importante, pois permite estudar onde estiver, sem precisar se deslocar até a escola. É muito mais prático e ideal para quem tem uma rotina corrida!

 

- Leia também:
>>> Como funciona um curso técnico à distância?

>>> Certificados e Diplomas de cursos EAD são reconhecidos pelo mercado?