Quanto ganha um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

O segmento de HVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração) se destaca por ter boa empregabilidade, com possibilidade de atuação em empresas de diferentes segmentos.

Uma das opções de profissão nesse segmento é a de mecânico de refrigeração e ar condicionado. Tem interesse em exercer essa função, mas não sabe exatamente quanto ganha esse profissional? Aqui, esclarecemos essa dúvida! Continue a leitura e descubra!

O que faz um mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Antes de conhecer qual é o salário do mecânico de refrigeração e ar condicionado, é importante saber o que faz esse profissional, exatamente.

As atividades principais podem variar, mas normalmente envolvem a montagem, instalação e comissionamento de equipamentos de refrigeração e ar condicionado em ambientes residenciais, comerciais, empresariais e industriais.

Além disso, o profissional pode atuar na análise, diagnóstico e ajuste de performance de equipamentos de refrigeração e ar condicionado, bem como na detecção e correção de falhas de origem mecânica ou elétrica.

A rotina desse profissional também pode abranger atividades como a leitura e a análise de desenhos técnicos e projetos de refrigeração e ar condicionado, para execução do trabalho com foco na excelência e segurança.

Além disso, o profissional tem conhecimento em normas técnicas, assegurando seu cumprimento. Pode atuar com tubulações e instalações elétricas, de sistemas e seus componentes.

Outra atividade muito comum na rotina do mecânico de refrigeração e ar condicionado é a manutenção preventiva e corretiva em equipamentos, garantindo seu pleno funcionamento e minimizando gastos.

É importante ressaltar que essas atividades são as básicas e mais comuns realizadas pelo profissional. No entanto, pode ser que seja responsável por outras específicas, de acordo com a empresa em que atue ou cliente atendido.

Como é o mercado de trabalho em HVAC-R?

O segmento de HVAC-R costuma ser aquecido, com oportunidade de trabalhar em prestação de serviços e contratado pela própria empresa, seja no ramo comercial ou industrial.

De maneira geral, há uma maior procura por profissionais do segmento porque tanto pessoas físicas como jurídicas estão investindo mais em sistemas de refrigeração.

Por isso, há uma demanda por profissionais especializados em atividades de instalação e manutenção, assegurando o correto funcionamento dos equipamentos.

Uma das áreas que mais costuma gerar oportunidades de emprego é a comercial, especialmente estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e supermercados.

Vale lembrar que para aumentar suas chances de conseguir emprego com uma boa remuneração é importante fazer um curso de mecânico em refrigeração e ar condicionado. Assim, terá conhecimento aprofundado para realizar as atividades com alta qualidade.

– Leia também:
>>> Quais são os tipos de manutenção de ar-condicionado preventiva?

Qual o salário do mecânico de refrigeração e ar condicionado?

A remuneração mensal pode variar de acordo com diferentes fatores, como empresa e segmento em que atua, região em que trabalha, tempo de experiência e especialização, entre outros.

No entanto, é possível ter uma ideia de valor ao conhecer o salário base de mecânico de refrigeração. De modo geral, o profissional pode ganhar de R$ 1.600,00 a R$ 1.800,00 no início da carreira.

Mas, é importante ressaltar que o salário do mecânico em refrigeração e ar condicionado aumenta conforme seu tempo de experiência e cursos que for realizando para se especializar e/ou atualizar.

Outro ponto é que o mecânico pode receber benefícios da empresa, como vale refeição, vale alimentação, assistência odontológica e médica, bônus e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). Portanto, seus ganhos podem ser maiores, dependendo da empresa.

Como se profissionalizar em mecânico de refrigeração?

A profissionalização é fundamental para atuar no segmento, afinal, oferece conhecimentos essenciais, possibilitando realizar atividades com qualidade e de maneira adequada.

Além disso, a profissionalização aumenta as chances de conseguir emprego como mecânico de refrigeração e ar condicionado. 

Há empresas que colocam como pré-requisito na seleção de profissionais ter formação na área. Portanto, se não tiver não conseguirá nem ao menos concorrer a essas vagas, limitando suas oportunidades.

Mas, como se profissionalizar e se tornar mecânico de refrigeração e ar condicionado? Basta fazer um curso profissionalizante, que pode ser presencial, Ensino A Distância (EAD) ou semipresencial (EAD e presencial ao mesmo tempo).

O curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado dá conhecimento teórico e prático para executar as atividades da área, como as de instalação e manutenção de equipamentos, conseguindo realizá-las com excelência.

A formação profissionalizante na área se caracteriza por ter curta duração, com curso feito em poucos meses. Além disso, seu preço é mais acessível do que um curso técnico ou de graduação, possibilitando adquirir ou atualizar seu conhecimento sem pesar muito em seu orçamento.

Como ganhar mais como mecânico de refrigeração e ar condicionado?

Além de fazer o curso profissionalizante, é muito importante que o mecânico sempre busque conhecimento sobre sua área de atuação e relacionadas.

Assim, saberá quais são as melhores práticas para realizar um trabalho de alta qualidade, conseguindo se diferenciar no mercado. Além disso, aumentará as chances de ganhar mais, seja na própria empresa em que atua ou numa oportunidade melhor.

Portanto, sempre busque conhecimento, sobretudo por meio de cursos. Também é possível investir em formações específicas na área, realizando, por exemplo, um curso técnico em refrigeração e climatização.

Há, ainda, opções de cursos livres que ajudam a complementar seu conhecimento e se diferenciam por ter curta duração e valores acessíveis. 

Quando for buscar por cursos, dê preferência para escolas experientes, que tenham em seu corpo docente profissionais especialistas. Além disso, confira a ementa do curso, para identificar se atende suas expectativas.

Dessa forma, aumentará a chance de investir em uma formação de qualidade superior, que realmente acrescente à sua carreira e lhe ajude a ganhar mais.

Curso de mecânico em refrigeração e ar condicionado

Está procurando um curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado de qualidade? O melhor está na ETP, que é uma escola com vasta experiência na formação de profissionais ao setor de HVAC-R!


A formação da ETP dá aos alunos conhecimento aprofundado em refrigeração e climatização. Além disso, conta com o diferencial de ser ministrado por especialistas. Aproveite para conhecer o curso de mecânico em refrigeração e ar condicionado da ETP e para garantir sua vaga!

– Leia também:
>>> Quais são os tipos de manutenção de ar-condicionado preventiva?

>>> Como conseguir clientes na área de refrigeração?

Categorias

plugins premium WordPress