Blog

imagem de um jovem olhando pela janela

Quem não tem o ensino médio completo pode fazer curso técnico?

26/11/2021

O curso técnico é uma alternativa para quem deseja ter uma profissão num prazo mais curto do que o de uma graduação, inclusive com custo menor. 

Uma dúvida recorrente entre os interessados no curso técnico é se dá para realizá-lo mesmo sem ter o ensino médio completo. Este é o seu caso? Então, confira aqui a resposta para essa questão e saiba mais sobre esse tipo de formação.

 

O que é curso técnico?

A princípio, é fundamental saber o que é um curso técnico, especificamente. Trata-se de uma formação profissional reconhecida e categorizada pelo Sistema de Ensino Brasileiro. 

Curiosamente, é uma formação entre o ensino médio clássico e uma graduação, conferindo uma profissão para o estudante. Além disso, o curso técnico se caracteriza por ter menor duração do que a graduação. 

Outro ponto importante é que o foco da formação técnica é a prática, para rápida inserção do profissional no mercado de trabalho.

 

Precisa de ensino médio para fazer curso técnico?

Será que é preciso ter ensino médio completo para fazer um curso técnico? De acordo com o Ministério da Educação, não há necessidade! A maioria dos cursos técnicos podem ser feitos sem ter ensino médio completo. 

Mas há uma exceção: para fazer o curso técnico em radiologia é preciso ter concluído o ensino médio e ter acima de 18 anos. Portanto, se sua intenção for realizar essa formação, atente-se a esses requisitos. 

Nos demais cursos não há restrição de formação, muito menos de idade. No entanto, o estudante precisa se atentar a um detalhe muito importante! O diploma do curso técnico só será concedido após a finalização do ensino médio. 

Logo, se quiser realizar uma formação técnica e ainda estiver com o ensino médio pendente, procure regularizar esse curso para efetivamente conseguir seu diploma profissional.

 

Tipos de curso técnico

Existem três tipos de curso técnico, o integrado, externo e profissionalizante. E qual é a diferença entre eles? A seguir, damos essa informação e falamos mais sobre esses tipos:

 

Curso técnico integrado

O curso técnico integrado substitui parcialmente o ensino médio tradicional. Pode ser iniciado quando concluir o ensino fundamental ou estiver no primeiro ano do ensino médio.

 

Curso técnico externo

Modalidade que também é conhecida como curso técnico concomitante. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e a formação técnica ao mesmo tempo, porém em escolas diferentes.

 

Curso técnico profissionalizante

Também conhecido como curso técnico subsequente, nessa opção o estudante já concluiu o ensino médio e está em busca de uma formação profissional.

 

- Leia também:
>>> Como é um curso EAD de refrigeração comercial?

 

Quais são as vantagens do curso técnico?

O curso técnico se destaca entre as formações profissionais disponíveis no país, apresentando uma lista de vantagens. A seguir, listamos as principais! Confira e entenda por que compensa fazer esse investimento:

 

Processo seletivo facilitado

Para fazer um curso técnico não é preciso prestar vestibular ou fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, essa formação é a melhor alternativa para quem não tem tempo para se dedicar a provas seletivas.

 

Custo acessível

Outra vantagem muito importante é o custo acessível, seja dos cursos técnicos EAD, semipresenciais ou presenciais. Há, ainda, a possibilidade de economizar, seja por meio de programas de bolsas ou descontos especiais concedidos pela escola. 

É justamente por isso que o curso técnico é uma excelente alternativa para quem deseja ter uma profissão, mas não possui um orçamento grande para pagar mensalidades caras.

 

Curta duração

Em comparação a uma graduação, o curso técnico tem curta duração. Normalmente, essa formação é de um ano e meio a dois anos, enquanto o curso superior clássico dura cerca de quatro anos. 

Logo, a formação técnica é perfeita para quem deseja ter seu diploma num prazo mais curto, conseguindo uma inserção ou recolocação no mercado de trabalho em pouco tempo.

 

Boa empregabilidade

Uma das dúvidas sobre curso técnico que mais se repetem é se esse tipo de formação tem boa empregabilidade. Sim, geralmente há uma boa procura por profissionais técnicos. 

O principal motivo disso é que profissionais com essa formação possuem conhecimento técnico aprofundado e muitas vezes já finalizam o curso com sólido conhecimento prático. Portanto, são bons recursos para as empresas!

 

Retorno do investimento em curto prazo

Todos os cursos profissionalizantes online ou presenciais são investimentos que se faz em si próprio. Como as formações técnicas possuem uma menor duração, é possível ter um retorno financeiro desse investimento em curto prazo.

 

Opções de curso técnico

Quer aproveitar todas as vantagens que o curso técnico possui? Então, há várias opções de formação! Entre as principais, destaque para os cursos de refrigeração EAD, que possibilitam estudar onde estiver, basta ter acesso à internet. 

O curso técnico de refrigeração e climatização prepara o aluno para atuar em comércios, indústrias, na prestação de serviços, entre outros segmentos, sempre realizando um trabalho de alta qualidade. 

O salário inicial de um profissional da área varia de acordo com diversos fatores, como região de atuação e tempo de experiência. No entanto, a média inicial é de cerca de R$ 2 mil, sem contar os benefícios. 

Conforme for ganhando experiência e fizer mais especializações dá para aumentar sua remuneração, além de conquistar mais responsabilidades na empresa. 

Entre as opções de especialização que podem ser realizadas nesse segmento é o curso de PMOC EAD, que tem como objetivo preparar o profissional para realização de procedimentos de Plano de Manutenção, Operação e Controle em sistemas de climatização.

 

Onde fazer curso técnico de refrigeração e climatização?

Está em busca de uma escola para fazer um curso técnico de refrigeração e climatização? A ETP é a melhor escolha! A escola possui sólida experiência e a formação é reconhecida pelo MEC. 

Trata-se de um curso de refrigeração a distância, com aulas práticas presenciais, todas de excelente qualidade, preparando o aluno para o mercado de trabalho. Conheça e garanta sua vaga!

 

- Leia também:
>>> 6 vantagens que um curso técnico traz para sua carreira

>>> Certificados e Diplomas de cursos EAD são reconhecidos pelo mercado?