Blog

Imagem geladeira refrigeração comercial

Refrigeração comercial: como se profissionalizar em 2022?

27/01/2022

Investir em profissionalização em 2022 é um dos segredos para se destacar no mercado de trabalho e aumentar suas chances de conseguir um emprego, mesmo em um momento de crise econômica. 

Uma das principais dicas para se profissionalizar em 2022 é buscar por cursos de segmentos com boa demanda no mercado, apresentando uma maior empregabilidade. Um ótimo exemplo é a área de refrigeração comercial! 

Aqui, você confere dicas de profissionalização em 2022 no segmento de refrigeração comercial! Acompanhe, aproveite para adotá-las e maximize suas chances de conseguir um bom emprego.

 

Por que se profissionalizar em 2022?

A profissionalização é uma forma de se destacar no mercado e aumentar suas chances de conquistar um bom emprego. Ao fazer esse investimento você garante conhecimento teórico e prático para realizar o trabalho com excelência. 

O certificado do curso comprova que você possui tais conhecimentos, funcionando como diferenciais em processos seletivos. Por isso, suas chances de aprovação são maiores, principalmente em relação a quem não se profissionalizou. 

Esse é um ponto muito importante principalmente quando se passa por um momento de crise econômica. De maneira geral, as empresas dão preferência para candidatos que já se profissionalizaram porque o risco é menor para elas, garantindo uma pessoa capacitada para realizar a atividade com máxima qualidade.

 

Em qual segmento se profissionalizar em 2022?

Na hora de investir em uma profissionalização, é comum se perguntar qual segmento considerar. A dica é realizar cursos em um segmento com alta procura por profissionais da área, porque normalmente ele possui boa empregabilidade. 

Isso significa que terá um pouco mais de facilidade para encontrar um emprego ou se recolocar no mercado de trabalho, acelerando todo o processo. Portanto, é a opção ideal para quem tem pressa em conseguir uma oportunidade. 

Um segmento que apresenta essa característica é o de refrigeração comercial! Não é para menos, afinal, o profissional da área pode atuar em prestação de serviços e como contratado próprio da empresa. 

O foco costuma ser o segmento de alimentos e bebidas, com atuação em restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados, mas qualquer comércio que demande uso da refrigeração é uma alternativa para o profissional. 

Com o tempo, o profissional pode expandir seus conhecimentos e investir em cursos que lhe possibilitem atuar no segmento industrial, por exemplo, ampliando ainda mais a chance de conseguir uma vaga.

 

Quais tipos de curso de refrigeração comercial?

Há diferentes tipos de curso de refrigeração comercial que você pode fazer para se profissionalizar. A seguir, listamos os principais:

 

Curso profissionalizante

Também chamado de curso livre, o profissionalizante se caracteriza por ter curta duração e conferir um certificado de conclusão. Ele não precisa de reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), mas nem por isso ele possui baixa qualidade. 

Normalmente, o que indica a qualidade do curso profissionalizante é seu conteúdo programático e seu corpo docente. Quanto mais especializado for, melhor o curso. 

O curso profissionalizante normalmente é indicado para quem deseja ter conhecimento sobre um assunto específico ou se atualizar em uma determinada atividade. Para realizá-lo não há necessidade de ter ensino médio completo.

 

Curso técnico

O curso técnico é voltado a quem deseja ter uma profissão e um diploma reconhecido pela SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná / MEC que comprove isso. Ele confere grau de formação e está localizado entre um ensino médio e uma graduação (curso universitário). 

Um de seus diferenciais em relação ao curso profissionalizante é que o técnico precisa ser reconhecido pela SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná / MEC, com validade em todo o Brasil. Logo, a escola precisa ter a autorização desse órgão para ministrá-lo. 

Também não há necessidade de ter ensino médio para iniciar o curso técnico, mas atenção a um detalhe: você só terá acesso ao diploma ao finalizar o curso se realmente concluir o ensino médio. 

Outra diferença em relação ao curso profissionalizante é a duração do curso técnico, que é maior, geralmente de 18 a 24 meses. Isto significa que o conteúdo do curso é mais aprofundado, sendo ideal para ter uma formação em um nível mais avançado.

 

- Leia também:
>>> Qual é o melhor curso, profissionalizante ou técnico?

 

Refrigeração comercial: sugestões de cursos

Não sabe qual curso fazer no segmento de refrigeração comercial? Então, confira a lista que preparamos com algumas alternativas: 

Curso de refrigeração comercial EAD. Lembrando que o EAD permite uma série de facilidades em relação à horários, local de estudo e várias outras vantagens. 

Trata-se de um curso de refrigeração comercial na modalidade de Ensino a Distância. A ETP, escola que é referência no segmento, oferece esse curso e sua ementa conta com temas essenciais como: 

  • Balanceamento frigorífico;
  • Bases e ciclo da refrigeração;
  • Brasagem;
  • Câmaras frigoríficas;
  • Controladores;
  • Diagramas elétricos;
  • Expositores refrigerados;
  • Manutenção preventiva;
  • Selecionamento de compressores. 

O curso tem duração de dois meses, dividido em uma carga de 100 horas, abrangendo vídeo aulas, materiais didáticos e resolução de exercícios, tudo online.

 

Curso técnico em refrigeração e climatização EAD

É uma modalidade de curso técnico em ar condicionado, sistemas e equipamentos de refrigeração. A ETP disponibiliza essa alternativa com foco na habilitação de profissionais no planejamento e execução de instalação e manutenção de máquinas e equipamentos de refrigeração industrial, comercial e residencial. 

Ao realizar o curso técnico em refrigeração e climatização EAD, da ETP, o aluno adquire conhecimento para avaliar e dimensionar locais de instalação de equipamentos, assim como para elaborar projetos de instalação de sistemas de refrigeração e climatização. 

Além disso, o profissional estará habilitado a atender a Lei do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de sistemas de refrigeração e climatização. Assim, consegue ampliar sua atuação e responsabilidades. 

Esse curso técnico possui duração de 18 meses e tem aulas online, bem como aulas práticas presenciais que são realizadas no final de cada semestre ou do curso. Em sua ementa há temas como: 

  • Mecânica da refrigeração;
  • Eletricidade básica;
  • Cálculo e geometria aplicada;
  • Transmissão de calor e tratamento do ar;
  • Sistemas de climatização e refrigeração comercial e industrial;
  • Câmaras frigoríficas;
  • Refrigeração avançada e Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). 

Vale ressaltar que se trata de um curso reconhecido pela SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná / MEC, portanto, possui alta qualidade e você receberá seu diploma ao finalizá-lo, conseguindo comprovar a sua formação. 

Quer saber mais detalhes sobre esses e outros cursos da ETP para se profissionalizar em 2022? Então, confira o site da escola e aproveite para garantir uma vaga!

 

- Leia também:
>>> 7 razões para você fazer um curso de Refrigeração Comercial

>>> Como atuar com Refrigeração Comercial?