Blog

Imagem de um homem estudando com um notebook

Vale a pena fazer um curso profissionalizante a distância?

29/04/2022

Pensando em fazer um curso profissionalizante a distância, mas não sabe se vale a pena investir nessa alternativa? Essa é uma dúvida comum principalmente entre quem não conhece essa opção de formação.

Este é o seu caso? Então, confira este guia completo que preparamos sobre o curso profissionalizante a distância e descubra se vale a pena investir nesse tipo de formação!

 

O que é curso profissionalizante?

Trata-se de um curso livre, que não confere grau de formação como uma graduação ou um curso técnico. Ao finalizá-lo, o aluno não recebe um diploma, mas um certificado de conclusão.

 

Para quem o curso profissionalizante é indicado?

O curso profissionalizante normalmente é indicado para quem deseja adquirir conhecimentos para atuar em uma determinada área, iniciando uma carreira nesse segmento.

Também é uma opção para quem já tem uma profissão, mas deseja atualizar seus conhecimentos ou adquirir outros novos para ampliar sua possibilidade de atuação e de conseguir um emprego.

 

Principais características do curso profissionalizante

O curso profissionalizante tem características que possibilitam distinguir essa formação de outras disponíveis no mercado. Confira, a seguir, quais são:

 

Reconhecimento pelo Ministério da Educação

Um dos diferenciais da formação é que não precisa de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Porém, isso não afeta a qualidade do curso! Há diversas opções que formam e atualizam o profissional com excelência, valendo a pena o investimento.

Normalmente, é possível saber se o curso de seu interesse é de qualidade analisando outros fatores, como a ementa e corpo docente. Se abranger temas essenciais da área e as aulas forem ministradas por especialistas, as chances de o curso ser de qualidade superior são grandes.

 

Grau de formação

Embora seja um curso profissionalizante, ele não confere grau de formação. Portanto, não espere receber um diploma que ateste sua formação numa determinada profissão, como acontece ao realizar um curso técnico ou graduação. O que se recebe é um certificado de conclusão.

 

Não obrigatoriedade de ensino médio completo

Quer fazer curso profissionalizante, mas não tem ensino médio completo? Sem problemas, dá para se matricular e fazer o curso, já que a ter ensino médio completo não é obrigatório. Por isso, é uma alternativa para quem não concluiu a educação básica, mas quer fazer um curso que lhe ofereça mais oportunidades profissionais no mercado.

 

Duração

O curso profissionalizante tem duração curta, por isso é uma opção para quem tem pressa e quer estar pronto ao mercado em curto prazo. De maneira geral, essa formação costuma ter duração de horas ou meses, de acordo com a ementa.

 

Curso profissionalizante à distância: vale a pena?

Agora que você já conhece as principais características dessa formação, resta uma dúvida: será que vale a pena fazer o curso profissionalizante a distância?

A modalidade a distância é uma das principais atualmente e se trata de uma alternativa que compensa porque oferece vantagens especiais. A seguir, você conhece quais são as principais e entende o porquê vale a pena fazer esse investimento:

 

Possibilidade de estudar onde quiser

Um dos principais diferenciais e vantagens do curso profissionalizante a distância é a possibilidade de estudar onde quiser e estiver, basta ter acesso à internet para assistir às aulas.

Cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância) possibilitam conciliar estudos, trabalho e vida social, sem precisar se deslocar até a escola regularmente. Assim, fica mais fácil aprender!

 

- Leia também:

Dicas de estudo imperdíveis para cursos profissionalizantes a distância

 

 

Preço mais atrativo

Outro ponto positivo do curso profissionalizante é seu preço mais atrativo, principalmente em relação a um curso superior. Isso faz toda a diferença, pois possibilita a formação mesmo que não tenha um orçamento robusto para isso.

Ainda falando sobre economia, o curso a distância possibilita poupar dinheiro com transporte, pois não há necessidade de ir à escola. É uma forma de aprender sem gastar uma pequena fortuna!

 

Atualização profissional

Fazer o curso possibilita se atualizar profissionalmente, tendo mais conhecimentos para realizar um trabalho de qualidade e conseguir um emprego financeiramente mais interessante. Logo, é um investimento que se faz em sua carreira, valendo muito a pena em curto e longo prazo.

 

Maior chance de conseguir um emprego melhor

Quer conseguir um emprego melhor ou uma promoção, mas acha que não tem conhecimento suficiente para tentar uma vaga diferente? Então, o curso profissionalizante a distância é uma ótima dica para você!

Ele possibilita adquirir conhecimentos para executar outros trabalhos, ampliando sua possibilidade de atuação no mercado. Tudo isso a um investimento relativamente baixo, pois esse tipo de curso tem preço atrativo.

 

Possibilidade de aumentar seus ganhos mensais

Se sua intenção é se atualizar profissionalmente para adquirir mais responsabilidades e ter um aumento da remuneração mensal, o curso profissionalizante a distância também pode lhe ajudar nisso.

Profissionais que têm mais responsabilidades na empresa, mais experiência e mais conhecimento normalmente ganham mais, seja no salário ou no pacote de benefícios. Portanto, é um investimento interessante a se fazer se deseja ter um bom retorno financeiro.

 

Grande variedade de cursos

Existe uma grande variedade de cursos profissionalizantes a distância, portanto, é fácil encontrar uma alternativa que atenda perfeitamente seu perfil e necessidades.

 

Opções de cursos profissionalizantes à distância

Decidiu investir nesse tipo de formação, mas não sabe exatamente qual fazer? Uma dica infalível é procurar por cursos na área que você tem mais afinidade ou que seja complementar a que já trabalha.

Você pode, por exemplo, realizar cursos na área de refrigeração e climatização, que é um segmento que possui boa empregabilidade, com oportunidades em prestação de serviços, área comercial e industrial.

Na ETP, por exemplo, você encontra o curso de mecânico de refrigeração e ar condicionado semipresencial e EAD, que capacita o aluno em instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de refrigeração e climatização.

Outra opção da ETP é o curso de refrigeração comercial EAD, que tem como foco capacitar o profissional de refrigeração para instalação e manutenção de sistemas e equipamentos, com foco no ciclo de refrigeração e expositores refrigerados.

Todos os cursos profissionalizantes a distância da ETP possuem alta qualidade, preparando o aluno para realizar um trabalho de excelência e se destacar no mercado. Aproveite para conhecer e garantir a sua vaga!

 

- Leia também:

>>> Como é o mercado de trabalho para profissionais da refrigeração?

>>> Por que fazer um curso de Refrigeração Comercial EAD?