Quem tem interesse em investir em sua formação profissional normalmente encontra o curso técnico e o curso tecnólogo como principais opções. Mas afinal, qual a diferença entre técnico e tecnólogo?
Apesar de ambos os cursos terem nomes semelhantes, eles são bastante diferentes. Aqui, você conhece cada um deles, entende como funcionam e conhece quais são suas vantagens. Acompanhe!
O que é curso técnico e curso tecnólogo?
O curso técnico e o tecnólogo são voltados à formação profissional e funcionam como diferenciais na hora de conseguir um emprego. A seguir, apresentamos um pouco mais sobre ambas as formações:
Curso técnico
Trata-se de um curso de formação profissional que se posiciona entre o ensino médio e a graduação universitária. O curso técnico tem como foco o conteúdo teórico e prático, preparando o profissional para atuar em diversos setores, mas principalmente o produtivo.
Uma das principais características desse tipo de curso é sua curta duração, que normalmente é de um ano e meio a dois anos, em média. Isso possibilita a rápida formação, podendo entrar no mercado de trabalho o quanto antes.
O curso técnico possui preço acessível em comparação a outros tipos de formação, como a graduação universitária no nível de bacharelado. Por isso, é uma alternativa para quem deseja ter uma profissão, mas possui orçamento limitado no momento para realizar esse investimento.
Há curso técnico EAD (Ensino a Distância), semipresencial (com aulas online e presenciais) e 100% presencial. Todas as modalidades são ótimas para formação profissional, a diferença é que no ensino a distância o aluno consegue estudar onde estiver. Portanto, é muito mais prática, podendo encaixar os estudos em sua rotina com maior facilidade.
Curso tecnólogo
O curso tecnólogo é uma formação superior universitária, o equivalente a uma graduação. Mas atenção a um detalhe: não se trata de um bacharelado! Ambos possuem características diferentes.
O tecnólogo é voltado ao conhecimento teórico e prático, focando no rápido abastecimento de mão de obra para o mercado de trabalho. Por isso, essa formação tem curta duração, normalmente entre dois e três anos.
Esse curso exige um investimento total menor do que o bacharelado, mas um pouco mais do que o curso técnico. Também é possível realizar o curso tecnólogo EAD, semipresencial e presencial.
Quando finalizar a graduação tecnológica, o profissional pode realizar MBA, cursos de pós-graduação e, dependendo da política da universidade, mestrado e doutorado.
Leia também:
>>> Como é fazer um curso técnico a distância?
Quais são as vantagens de cada curso?
Ambos os cursos de formação profissional oferecem vantagens e conhecê-las pode lhe ajudar a escolher a melhor opção de acordo com seu perfil. Confira, a seguir, quais são essas vantagens:
Vantagens do curso técnico
- Curta duração, com prazo que varia de 18 a 24 meses, dependendo do curso;
- Formação profissional com teoria e prática, onde o objetivo é preparar o estudante da melhor maneira possível para uma rápida colocação no mercado;
- Necessidade de baixo investimento, principalmente em comparação a cursos de graduação. Não há perda de qualidade na formação pela mensalidade menor;
- Formação reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e regulamentada. Também é reconhecida por diversas empresas;
- Rápido ingresso no mercado de trabalho e menor prazo de retorno do investimento;
- Boa empregabilidade, sobretudo no setor produtivo, que é o que mais contrata técnicos. No entanto, o profissional também pode atuar em outros segmentos.
Vantagens do curso tecnólogo
- Formação profissional de nível superior, com recebimento de diploma universitário após a conclusão do curso;
- Tempo de graduação menor do que o de um bacharelado;
- Menor custo total, especialmente em comparação ao bacharelado;
- Inserção no mercado de trabalho em curto prazo, pois se trata de uma formação com duração menor;
- Possibilidade de continuar os estudos de nível superior com realização de pós-graduação;
- Formação regulamentada e reconhecida pelo Ministério da Educação.
Curso técnico X curso tecnológico: quais são as diferenças?
Os cursos técnico e tecnólogo possuem diferenças pontuais que nem todo mundo conhece. A seguir, listamos quais são as principais:
Tempo de formação
O tempo de formação do curso técnico é de 18 a 24 meses, enquanto o do curso tecnólogo é de dois a três anos. Portanto, se sua intenção for realizar uma formação profissional de curta duração, a técnica é a melhor alternativa.
Nível da formação
Ambos os cursos são reconhecidos e regulamentados pelo Ministério da Educação, mas eles conferem níveis de formação diferentes. Somente o tecnólogo é uma graduação, portanto, fornece grau de formação superior. O técnico não é um curso universitário.
Custo do curso
O custo do curso técnico é menor do que o do tecnólogo, pois se trata de propostas diferentes de formação profissional. Vale lembrar que o tecnólogo é uma graduação e tem maior duração, portanto, o custo total será maior.
Possibilidade de fazer pós-graduação
Entre as duas formações, o tecnológico é o único que oferece a possibilidade de fazer pós-graduação após a conclusão do curso. Dá para realizar especializações e MBA, por exemplo. Também há universidades que aceitam o diploma de tecnólogo como pré-requisito para realizar mestrado e doutorado.
Portanto, se sua intenção for seguir os estudos após a formação base, especializando-se ou tiver como projeto de carreira dar aula, o curso tecnólogo é a melhor opção.
Curso técnico ou tecnólogo: qual escolher?
Como os cursos possuem similaridades, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher. Na realidade, é preciso analisar diversos fatores para estabelecer qual a melhor alternativa.
De maneira geral, ambas as formações são bons investimentos, mas é preciso considerar que o curso técnico exige um investimento menor e sua duração é reduzida. No entanto, não se trata de uma formação superior como o tecnólogo.
Se sua intenção for ter um diploma de graduação, o tecnólogo é o que oferece esse documento e possibilita a continuação dos estudos superiores posteriormente.
Está em busca de opções de curso técnico e de formação como tecnólogo? A ETP e a FAPRO/ETP disponibilizam alternativas para formação no setor de HVAC-R, todas reconhecidas pelo MEC.
Entre os cursos, destaque para o técnico em refrigeração e climatização EAD, bem como ao curso de tecnologia em refrigeração e climatização EAD.
Leia também:
>>> 5 razões para você se tornar um mecânico de refrigeração e ar condicionado
>>> Confira algumas dicas para aproveitar melhor um curso técnico EAD!