Como é o mercado de trabalho para o profissional da refrigeração?

Na hora de escolher uma profissão, uma das dúvidas mais comuns é como é o mercado de trabalho em determinada área. Não é para menos, afinal, o ideal é que ofereça boas perspectivas de empregos, salários e benefícios.

Gosta da ideia de atuar na área de refrigeração, mas não sabe como é o mercado de trabalho nesse segmento? Então, confira informações sobre onde atuar, salário e como se tornar um profissional do ramo.

O que faz um profissional de refrigeração?

O profissional atua, especificamente, na instalação e manutenção de máquinas e equipamentos de refrigeração. Também avalia e dimensiona locais de instalação, bem como elabora projetos de climatização.

Outra responsabilidade do profissional da área é a elaboração e execução do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de máquinas e equipamentos de refrigeração, podendo assiná-lo.

Onde o profissional de refrigeração pode atuar?

Não precisa ficar com medo de não encontrar emprego ao investir em cursos profissionalizantes na área de refrigeração, porque esse segmento está em alta no mercado.

O motivo disso é simples: o investimento em refrigeração e climatização aumentou na área residencial e em condomínios, em empresas de serviços, comércios e indústrias.

Portanto, o profissional de refrigeração encontra emprego com um pouco mais de facilidade em comparação a outros segmentos, justamente porque a procura por esse tipo de serviço é alta.

Quem é formado em refrigeração pode atuar em prestação de serviços em residências e condomínios residenciais e empresariais. Também pode ser contratado por comércios e indústrias, inclusive empresas do ramo de turismo, como hotéis e pousadas.